Arthur Virgílio comemora um ano sem CPMF



Um ano sem a Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira ( CPMF), 40 anos da edição do Ato Institucional nº 5 (AI-5), a crise financeira mundiale a posse da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) na presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Esses foram os assuntos que levaram o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), nesta quarta-feira (17), à tribuna do Plenário.

- Ficou provado que a economia brasileira não precisava da CPMF - afirmou Arthur Virgílio, ao comemorar o fim da contribuição, que ocorreu em dezembro do ano passado, e lembrar que o Brasil já ostenta uma carga tributária "elevadíssima", da ordem de 36% do seu Produto Interno Bruto (PIB).

Em seguida, Arthur Virgílio lembrou que há 40 anos os senadores reuniam-se no Plenário para discutir a ditadura e se posicionar contra o AI-5. No mesmo discurso, o líder do PSDB avaliou que, apesar da visão otimista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o país já enfrenta as conseqüências da crise financeira mundial que teve início nos Estados Unidos.

- Estamos vivendo uma ciranda maligna, com férias coletivas, trezentos mil carros zero no pátio e início do desemprego. A crise está instalada e precisamos enfrentá-la com medidas que efetivamente a contrariem, e não com rodeios, como tem feito o governo - ressaltou.

Arthur Virgílio, ainda, elogiou a posse de Kátia Abreu na presidência da CNA e disse acreditar que a nova dirigente deverá estabelecer uma "parceria muito boa entre o Senado e a confederação". O líder do PSDB foi aparteado por vários senadores que também parabenizaram a senadora pela posse. Romeu Tuma (PTB-SP) solicitou a publicação, nos anais do Senado, da íntegra do discurso de posse de Kátia Abreu na CNA.



17/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSDB vai votar contra a CPMF, diz Arthur Virgilio

Arthur Virgílio diz que não acredita em votação da CPMF neste ano

Arthur Virgílio: "Congresso não vai se ajoelhar" e aprovar nova CPMF

Arthur Virgílio pede anulação de sessão que discutiu PEC da CPMF

Senado faz sessão de discussão da PEC da CPMF e Arthur Virgílio protesta

Arthur Virgílio defende negociação sobre CPMF com o governo