Arthur Virgílio diz que CPI do MST é irreversível



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse que a comissão parlamentar de inquérito (CPI) que tem como objetivo apurar a questão da reforma agrária no Brasil, os assentamentos e especialmente as invasões de terras, é irreversível. Ele também concordou que a CPI tenha maior abrangência e investigue os produtores rurais que estão se armando para defender suas propriedades, como quer o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP).

- O líder Aloizio Mercadante, segundo noticia a imprensa, se manifestou disposto a impedir o funcionamento da CPI da Terra. A alegação seria de que o justo seria investigar tanto o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) quanto a corrida armamentista que tem sido levada a efeito pelos produtores rurais. Se é apenas esse o motivo, ele pode começar a escolher os nomes dos seus liderados que comporão a CPI - afirmou Arthur Virgílio.

Matérias publicadas nos últimos dias pela imprensa, sobre a tensão no campo, foram citadas por Arthur Virgílio como forma de ressaltar a importância da instalação da CPI. Uma delas, o artigo do jornalista Josias de Souza publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, afirma que -o problema do MST não está no boné, mas no bolso-. Arthur Virgílio informou que ele próprio recebeu denúncias de indícios de extorsão a assentados praticados pelo MST.

A repercussão causada pelo episódio do boné do MST usado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante audiência com integrantes daquele movimento, também foi destacada por Arthur Virgílio. Ele leu trecho de artigo do jornalista Elio Gaspari, publicado na Folha de S. Paulo, que aconselha Lula a seguir o exemplo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que não atendeu pedido do líder do MST, João Pedro Stédile, de estender a bandeira do movimento na sala da Presidência da República.

- -Não, João Pedro. Aqui só se estende a bandeira brasileira, quando eu autorizo-, teria dito o então presidente Fernando Henrique Cardoso - afirmou Virgílio.




07/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio pede prazo para remoção da Biblioteca Arthur Reis, em Manaus

Arthur Virgílio diz que atenderá pedido do STF

Arthur Virgílio comemora um ano sem CPMF

Arthur Virgílio: "o que mudou mesmo?"

Arthur Virgílio denuncia irregularidades na MP 446

Arthur Virgílio: "Lula amarelou"