Arthur Virgílio aponta déficit habitacional no Amazonas
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) registrou em Plenário nesta quinta-feira (12) pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicada recentemente no jornal Diário do Amazonas, segundo a qual 212 mil amazonenses vivem em habitações precárias. As casas, afirmou o senador, são inadequadas, construódas de madeira reaproveitada, de talha ou de taipa, a maioria sem banheiro e sem esgotamento sanitário.
-As estatísticas ampliam o quadro de precariedade do Amazonas, com déficit habitacional que aponta também as más condições de grande parte das casas, espalhadas por bairros periféricos da capital do estado - enfatizou, lembrando que, as moradias são, ainda por cima, em grande parte construídas em áreas de risco e ocupadas por um número excessivo de pessoas.
O parlamentar avalia que o governo, ao conceber planos de desenvolvimento sustentável para a região, deveria levar em conta as peculiaridades do homem local.
Ufam em greve
Arthur Virgílio registrou também que estudantes de alguns campi da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) entraram em greve, devido à falta de "voadeiras" - transporte fluvial local - para transportá-los até a sede universitária. O senador informou que a alternativa às "voadeiras" seria o transporte comum entre as sedes dos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant, que custa R$ 60 por dia, preço inviável para os alunos de baixa renda.
- A reitora Márcia Perales sempre demonstrou interesse pelo bom funcionamento do curso e sabe que o transporte reclamado é importante - ponderou.
Arthur Virgílio afirmou confiar nas providências a serem adotadas pela reitora e prometeu ajuda para buscar solucionar o impasse.
12/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Estudo aponta redução no déficit habitacional no país
Arthur Virgílio alerta para déficit de Santas Casas
Arthur Virgílio cobra resultados de programa habitacional anunciado em 2006
Arthur Virgílio homenageia personalidades do Amazonas
Arthur Virgílio homenageia contabilistas do Amazonas
Arthur Virgílio reclama de atraso das obras do PAC no Amazonas