Arthur Virgílio apresenta estudo técnico contrário ao PIPS



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), apresentou em Plenário, nesta terça-feira (9), estudo da consultoria legislativa da Casa que apontou deficiências no Programa de Incentivo à Implementação de Projetos de Interesse Social (PIPS), criado pela Medida Provisória nº 122/2003 e objeto do Projeto de Lei de Conversão nº 22/2003, aprovado pelo Plenário do Senado no dia 27 de agosto. O parlamentar diz que a matéria tem vícios de constitucionalidade e oferece -combustível para um escândalo futuro-.

De -caráter ambíguo-, segundo o parecer, o PIPS trata do financiamento de núcleos habitacionais e serviços de infra-estrutura. O fundo que cobriria esses investimentos constitui, na visão de Arthur Virgílio, -uma carta branca perigosa ao governo para driblar o processo de licitação e as restrições da lei eleitoral-. O líder tucano lembrou que seu partido elaborou algumas emendas à matéria, que, por não terem sido destacadas, deixaram de ser apreciadas em Plenário.

- O Congresso comeu mosca nesse episódio - lamentou, pedindo à Mesa do Senado que encaminhe o estudo, solicitado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), a todas as lideranças partidárias.

Se o governo não demonstrar sensibilidade para alterar a proposta, Arthur Virgílio admite que seu partido irá recorrer ao Poder Judiciário para tentar -anular um ato que pode ser lesivo ao interesse público-.



09/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio diz que não é contrário à ajuda humanitária do Brasil a Moçambique

Painel: Jader apresenta estudo técnico e diz que agirá impessoalmente

Arthur Virgílio pede estudo sobre violência

Arthur Virgílio classifica de 'disparatado' estudo do Ipea sobre produtividade da administração pública

Arthur Virgílio propõe estudo aprofundado sobre implantação de reservas florestais na Amazônia

Arthur Virgílio apresenta requerimentos de informações à Mesa