Painel: Jader apresenta estudo técnico e diz que agirá impessoalmente



O presidente do Senado, Jader Barbalho, disse nesta terça-feira (dia 22) que pretende convocar para quinta-feira (dia 24) reunião da Mesa destinada a receber o parecer do Conselho de Ética sobre a violação do painel eletrônico e designar um relator para a matéria. Em entrevista coletiva, Jader divulgou roteiro dos procedimentos a serem adotados, elaborado a seu pedido pela Advocacia Geral e Consultoria Geral da Casa, que prevê prazo máximo de 15 dias para a tramitação do assunto na Mesa.

- Pedi informações à área técnica para agir de acordo com essas recomendações e apoiado no Regimento. O processo obrigatoriamente terá que ser isento. O caminho adequado é o da impessoalidade; assim, todos sabem quais são as regras e não se trata da vontade pessoal de ninguém: é o que está escrito no Regimento - frisou.

Jader esclareceu que, de acordo com o estudo realizado pela advogada-geral, Josefina Valle de Oliveira Pinha, e pelo consultor-geral legislativo, Dirceu Teixeira de Matos, caso a Mesa decida instaurar processo contra senador, este terá prazo até a meia-noite do dia em que a decisão for tomada para optar pela renúncia ao mandato. A partir do dia seguinte - data de publicação da ata da reunião da Mesa - esta alternativa estará inviabilizada.

O presidente do Senado disse também que foi informado de que poderá votar, ou, igualmente, abster-se, só sendo obrigado a manifestar-se para desempate. O relator será um dos sete membros titulares da Mesa do Senado, e terá sete dias para apresentar parecer; havendo pedido de vistas, serão dados cinco dias, sendo estes prazos contados dentro da previsão de 15 dias de tramitação da matéria na Mesa.

22/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio apresenta estudo técnico contrário ao PIPS

Jader critica tentativas de incluí-lo no processo do painel

Jader garante que Senado vai apurar caso do painel

Jader comunica ao plenário ter havido violação do painel

Jader: nova investigação do painel cabe ao Ministério Público

Jader manda apurar violação de painel eletrônico do Senado