Arthur Virgílio cobra do governo federal ajuda aos desabrigados das cheias da Amazônia
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) cobrou da tribuna medidas do governo federal para ajudar as milhares de famílias desabrigadas pelas cheias dos rios da Amazônia. Informou que o governo do Amazonas "já começa a se movimentar" na ajuda e afirmou que a situação é muito mais grave dos que se acreditava. Para ele, não basta o envio de cestas básicas, havendo necessidade de barcos para a distribuição da comida e dos medicamentos, além de pessoal da área médica.
Informou que existem cidades, como Barreirinha (AM), onde as águas do Rio Amazonas atingiram 90% das ruas. Na cidade de Parintins, também às margens do Amazonas, o prefeito já cogita adiar o tradicional Festival Folclórico (Boi Bumbá), realizado anualmente no final de junho, informou o senador.
Arthur Virgílio sugeriu que seja criado um "SOS Amazônia" e um "SOS Nordeste", também afetado por enchentes. Ele cobrou do Senado a instalação de uma comissão de senadores para visitar as regiões atingidas e acompanhar as providências dos governos. A comissão foi proposta em requerimento encabeçado pelo próprio senador.
Em apartes, os senadores João Pedro (PT-AM) e Jefferson Praia (PDT-AM) confirmaram a gravidade das cheias dos rios amazonenses e fizeram relatos sobre os dramas das famílias afetadas. Uma criança de cinco anos morreu, depois de levada pelas águas.
05/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Maciel cobra do governo federal ajuda para estados nordestinos afetados pelas cheias
Arthur Virgílio quer comissão para acompanhar cheias na Amazônia
Arthur Virgílio cobra ações de emergência para desabrigados no Amazonas
Arthur Virgílio cobra medidas do governo federal para evitar risco de apagão em Manaus
Antero pede ajuda do governo federal para socorrer desabrigados em Cuiabá
Rosalba Ciarlini pede ajuda federal para o RN por causa das cheias