Arthur Virgílio cobra explicação sobre falta de verba para refinaria de Manaus



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) cobrou explicações do ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, a respeito da falta de previsão orçamentária para a Refinaria de Manaus no Plano Estratégico da Petrobras para 2011. De acordo com o senador, na prática, isso implicará na desativação da refinaria.

- Se desativarem a Refinaria de Manaus, o Amazonas perderá a possibilidade de consolidação de seu polo petroquímico - disse.

Arthur Virgílio disse que já contatou o ministro, que ficou de lhe apresentar uma justificativa para a omissão ainda nessa semana. Caso o governo não cumpra com sua palavra, disse, não lhe restará outra alternativa a não ser a obstrução à votação do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2011. O projeto tramita na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

- Sem os recursos para a refinaria, perderíamos cerca de 25% do nosso ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], o que repercutiria na capacidade de investimento do estado do Amazonas. Essa dúvida tem que ser esclarecida - disse.

Arthur Virgílio lembrou que a refinaria foi fundada em 1956, como Companhia de Petróleo do Amazonas, pelo industrial Isaac Benaion Sabbá. Á época, o empreendimento, no centro da Floresta Amazônica, chegou a ser capa da Time Magazine, de acordo com o parlamentar. A companhia foi estatizada no final do governo do presidente João Goulart, quando foi absorvida pela Petrobras, e virou Refinaria de Manaus (Reman).

Serpro

Arthur Virgílio também pediu a inclusão na ordem do dia da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/04, de sua autoria, que prevê a efetivação temporária dos servidores do Serviço de Processamento de Dados (Serpro) do estado do Amazonas. De acordo com o parlamentar, a proposta tem parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).



21/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio volta a cobrar explicações sobre investimentos na Refinaria de Manaus

Arthur Virgílio pede mais recursos para a Refinaria de Manaus

Arthur Virgílio anuncia investimentos da Petrobras em Refinaria de Manaus

Arthur Virgílio denuncia falta de segurança para pousos em Manaus

Arthur Virgílio cobra solução para greve no pólo industrial de Manaus

Arthur Virgílio cobra medidas do governo federal para evitar risco de apagão em Manaus