Arthur Virgílio destaca o caráter único e peculiar da Amazônia
Ao discursar na sessão de homenagem aos 40 anos de criação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse nesta terça-feira (26) que a Zona Franca é mais do que um vibrante centro industrial e comercial. Ela representa, destacou o parlamentar, a plataforma de que a região precisa para expandir outras atividades, como o turismo ecológico e o aproveitamento da biodiversidade.
- Sem a Amazônia, o Brasil é um país viável, mas um país qualquer. Com a Amazônia, ele se torna inédito, especial, com possibilidades de desenvolvimento econômico e social únicas, que superam a maior parte dos países ainda em desenvolvimento - disse.
Arthur Virgílio agradeceu o amplo suporte que o Congresso sempre ofereceu à Suframa, dando-lhe os meios para manutenção e aprimoramento de suas atividades. Lembrou que, em quase meio século de existência, a Suframa soube enfrentar o maior desafio, o da distância, e obteve a mais perfeita compatibilização entre indústria e defesa do meio ambiente, uma vez que suas fábricas não têm chaminés.
Para Arthur Virgílio, a Suframa transformou-se em grande centro exportador de produtos de alta tecnologia, numa harmônica experiência de desenvolvimento econômico, proteção ambiental e manutenção de programas sociais, além de forte pólo de criação de empregos diretos e indiretos.
Lembrou o senador, ainda, que, somente no ano passado, a Suframa aprovou 279 novos projetos que gerarão nove mil empregos diretos. Disse que, com produção de fármacos, cosméticos e produtos alimentícios, essa será uma nova fase que visa abeneficiar-se da biodiversidade inédita da região.
O líder do PSDB afirmou ainda que, nas comemorações dos 40 anos da Suframa, é muito bom falar, também, dos problemas estratégicos que ela precisará enfrentar para sedimentar seu desenvolvimento, como as exigências impostas pela adoção da TV digital, bem como a estratégia para avançar contra as barreirascomerciais internacionais.
- Muita luta nos espera, mas queremos que os incentivos fiscais para a Suframa sejam prorrogados somente enquanto isso for bom para a região e o país. Temos que nos preparar para trabalhar, futuramente, a água, essa commodity fantasticamente valorizada Consolidar a Suframa significa, também, desenvolver o turismo ecológico, bem como impulsionar a indústria de cosméticos, fármacos e alimentos - concluiu Arthur Virgílio.
26/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio destaca gestão do Banco da Amazônia
Arthur Virgílio destaca preocupação de Uribe com devastação da Amazônia
Arthur Virgílio destaca projeto de Euclides da Cunha de livro sobre a Amazônia
Arthur Virgílio diz que governo Lula tem caráter autoritário
Arthur Virgílio defende Subcomissão de Segurança em caráter definitivo
Pesca predatória ameaça Amazônia, diz Arthur Virgílio