Arthur Virgílio destaca preocupação de Uribe com devastação da Amazônia
O senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) instou as autoridades brasileiras a refletirem sobre advertência do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, quanto à destruição da bacia amazônica, dentro de duas gerações, pelo narcotráfico. Em recente visita ao país, onde participou da 1ª Rodada de Negócios Brasil-Colômbia, Uribe declarou ao jornal Folha de S. Paulo que o tráfico de drogas na região já destruiu 1,7 milhão de hectares da selva amazônica.
Com base nessa entrevista, Arthur Virgílio observou que uma das principais apreensões do presidente colombiano é o aumento do plantio de coca, -que exerce efeito devastador sobre a floresta amazônica-.
- A advertência de Uribe merece no mínimo nossa reflexão, no sentido da adoção de medidas mais enérgicas para o combate ao tráfico de drogas - acrescentou.
O parlamentar realçou ainda a expectativa da Colômbia, revelada por seu dirigente máximo, quanto ao apoio do Brasil à guerra contra o narcotráfico. Nesta direção, Álvaro Uribe considerou urgente a necessidade de aprovação da lei do abate de aviões a serviço do tráfico de drogas. Salientou também a importância do acesso a tecnologias, como o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), instrumento fundamental para conter a devastação da floresta e coibir essa prática criminosa.
24/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio destaca gestão do Banco da Amazônia
Arthur Virgílio destaca o caráter único e peculiar da Amazônia
Arthur Virgílio destaca projeto de Euclides da Cunha de livro sobre a Amazônia
Preocupação com aumento de presença militar americana leva senadores a encontro com Uribe
Arthur Virgílio aponta falta de preocupação do governo com efeitos da crise mundial na economia brasileira
Pesca predatória ameaça Amazônia, diz Arthur Virgílio