Arthur Virgílio: discurso do presidente da OAB mostra que a democracia brasileira está forte



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio Neto (AM), parabenizou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, pelo discurso proferido, nesta quinta-feira (27), por ocasião da posse da ministra Ellen Gracie Northfleet como presidente do Supremo Tribunal Federal.

VEJA MAIS

No discurso, entre outras afirmações contundentes, Busato criticou indiretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente à cerimônia, ao afirmar que a República "sofre a pior das crises - a de credibilidade e de confiança; e que o comportamento indecoroso de alguns agentes públicos expôs ao desgaste as instituições do Estado".

- Busato agiu como presidente da OAB, na melhor tradição. O presidente precisa mesmo assimilar o que ele disse e reconhecer seu direito de dizer. Lula não pôde falar nada - comentou, classificando como brilhante o discurso de Busato.

Outro ponto do pronunciamento salientado por Arthur Virgílio foi quando Busato disse que a crise de confiança leva ao aparecimento da "serpente do autoritarismo". O parlamentar fezreferência às conseqüências desastrosas da liderança de Hitler na Alemanha e em outras partes do mundo, mas salientou que as instituições democráticas estão fortes no Brasil e que a prova disso seria a liberdade que o presidente da OAB teve de pronunciar seu discurso e de o presidente Lula tê-lo ouvido.

Como deputado e líder do governo Fernando Henrique Cardoso, Arthur Virgílio disse ter ouvido discurso semelhante, proferido "em termos duros", do antecessor de Busato e ter estranhado o fato de o presidente da República não ter direito de resposta. Afirmou, no entanto, ter recebido, naquela oportunidade, uma lição de democracia de uma advogada presente ao evento, quando esta ponderou que, enquanto o presidente tem a sua disposição a televisão e outros meios para expressar sua opinião, a sociedade, por sua vez, só teria a OAB para representá-la em uma única ocasião.



27/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSDB está "unido e forte", diz Arthur Virgílio

Arthur Virgílio: "A democracia está em jogo. Há no horizonte crise institucional"

Situação fiscal brasileira está se deteriorando, alerta Arthur Virgílio

Arthur Virgílio vê Círio de Nazaré como festa religiosa mais forte do país

Arthur Virgílio aplaude discurso de Tião Viana

'Não se conhece democracia que sobreviva sem Congresso', diz Arthur Virgílio