Arthur Virgílio diz que FHC tinha maior popularidade que Lula no início do seu mandato



O senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) contestou a afirmação feita pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), de que os índices de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva são melhores do que o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele comentou que a comparação feita pelo líder do governo no Senado foi entre o primeiro ano do governo Lula e o primeiro ano do segundo mandato de Fernando Henrique.

- Mercadante diz que Fernando Henrique tinha 15% de bom e ótimo. Vamos lembrar que este percentual foi medido ao fim de uma brutal crise cambial, a de 1999. Foi até uma marca boa. Mas, ao fim do primeiro ano do seu primeiro governo, Fernando Henrique tinha uma aceitação bem superior a que qualquer instituto de pesquisa registra para Lula - disse.

Arthur Virgílio também comentou o elogio que Mercadante fez à política econômica do governo Lula, por ter conseguido reduzir o risco Brasil a menos de 500 pontos. O representante amazonense registrou que essa marca foi rotina durante o governo Fernando Henrique, e que em um dos anos este número chegou a 329. Ele comentou que o risco Brasil hoje é quase 50% superior à média do risco de outros países emergentes.

O líder do PSDB manteve suas críticas á política externa atual. Na sua avaliação, o governo Lula superestima a importância do Brasil, imagina que o país tem um peso político que na verdade não tem. A viagem do presidente ao Oriente Médio também mereceu contestação do senador pelo Amazonas, principalmente pelo presidente ter deixado de visitar os dois países mais ricos e prósperos da região: Israel e Arábia Saudita.

- Tem uma frase antológica do presidente Lula. Ele disse que Israel deve abandonar imediatamente as colinas de Golan (terras palestinas ocupadas pelo governo de Israel). Consta que até hoje o primeiro-ministro israelense não dorme, com medo da ameaça feita pelo presidente brasileiro - ironizou Arthur Virgílio.



17/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Popularidade de Lula está em baixa, diz Arthur Virgílio

Arthur Virgílio: popularidade de Lula não pode permitir 'maniqueísmo político'

Arthur Virgílio protesta contra tentativa de terceiro mandato para Lula

Arthur Virgílio: Nascimento Brito tinha vocação para liberdade

Lula: 'Covas era um homem que tinha palavra. Tinha retidão de comportamento'.

PSDB é contra o início da guerra, diz Arthur Virgílio