Arthur Virgílio diz que incompetência do governo tira Bolsa-Escola de 1,93 milhão de crianças



O senador Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, responsabilizou o governo, nesta terça-feira (27) por não conseguir distribuir 645 mil bolsas-escola, -deixando de levar comida e educação a 1,93 milhão de crianças- de todo o país. Para ele, trata-se de um caso de -incompetência do governo- e o Ministério da Educação informou que as bolsas estão ociosas -por culpa do preenchimento de cadastros-.

- Essas desculpas do governo estão se tornando desgastantes. O atual governo não vem conseguindo sequer manter em funcionamento programas que sempre deram certo. E ainda aponta como culpado o cadastro. Jamais a culpa é do governo. Jamais se faz autocrítica - disse. A denúncia da ociosidade das bolsas-escola foi publicada em manchete pelo jornal Folha de S. Paulo do último domingo (25).

Em outro momento de seu discurso, Arthur Virgílio acusou o governo Luiz Inácio Lula da Silva de tolerar a -escalada da violência- do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e leu trecho de entrevista de um dos líderes do MST, José Rainha, segundo o qual as invasões de terras improdutivas serão mantidas -doa a quem doer-.

Virgílio entende que, com o aumento da tensão no campo, -com os dois lados se armando-, os investidores da área rural acabarão mudando de idéia. -Não podemos nos esquecer que o Brasil deve ao campo seu saldo positivo na balança comercial-, principalmente com a exportação de grãos e de carnes, ponderou.

- Devemos dar todos os direitos ao presidente Lula, mas não o direito de ser ingênuo diante do que seriam os verdadeiros objetivos do MST - acrescentou.

Se o Ministério do Desenvolvimento Agrário não tivesse desmentido uma declaração atribuída ao seu secretário-executivo, segundo a qual não iria cumprir a lei que impede vistoria de terras invadidas, o líder do PSDB iria responsabilizá-lo na Justiça pelo descumprimento da lei. Arthur Virgílio disse que esse tipo de declaração acirra mais ainda os ânimos no meio rural.



27/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio: proposta de reforma tributária tira prerrogativas do Senado

Com Bolsa Família, índice de crianças e adolescentes fora da escola cai 36%

Teotonio informa que bolsa-escola atenderá 311 mil crianças em Alagoas

Arthur Virgílio pede voto de aplauso a juiz que facilita adoção de crianças no Amazonas

Arthur Virgílio sugere adoção de convênio para ampliar assistência médica às crianças indígenas

Pavan aponta "incompetência" na gerência do Bolsa Família