Arthur Virgílio sugere adoção de convênio para ampliar assistência médica às crianças indígenas



Em pronunciamento nesta quarta-feira (23), o senador Arthur Virgilio (PSDB-AM) sugeriu a ampliação dos serviços oferecidos por um hospital mantido pelo Exercito, em Tabatinga (AM), por meio de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O objetivo seria o atendimento às crianças indígenas do noroeste do Amazonas, região que concentra índices de mortalidade infantil similares aos verificados nas regiões mais miseráveis da África, conforme matéria divulgada na última segunda-feira (21) pelo Jornal Nacional, da TV Globo.

Arthur Virgílio disse que ficou chocado com as imagens exibidas de São Gabriel da Cachoeira, um dos maiores municípios do Amazonas, que está a 852 quilômetros de Manaus e é considerado área estratégica de segurança nacional. O senador explicou que São Gabriel, que já detinha humilhante índice de mortalidade infantil, deu um salto vertiginoso em 2009 e passou de 51,5 mortes por mil nascimentos para 74,5, "a mesma pauta de paupérrimos países africanos".

- Não é possível ver que tantas crianças permanecem à margem de atendimento médico. Seria oportuno ampliar os serviços - afirmou, acentuando que a reportagem mostra ainda a dificuldade de acesso a São Gabriel da Cachoeira e 17 barcos da Funasa que não atendem a população local por falta de motores.

Em seu discurso, Arthur Virgílio parabenizou a doutora Maria Carolina dos Santos, especialista em Medicina Tropical que atua na região, ressaltando ainda o trabalho dos agentes locais de saúde, os quais, em razão da falta de profissionais e de médicos, muitas vezes usam ervas e benzedeiras na tentativa de evitar a morte das crianças.

Aplauso

Arthur Virgílio também anunciou, em seu pronunciamento, a apresentação de voto de aplauso aos membros da Comissão Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, presidida pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC), pela iniciativa do debate, em conjunto com três comissões técnicas da Câmara dos Deputados, das idéias e estudos publicados no livro Instrumentos Econômicos para Proteção da Amazônia - A experiência do Pólo Industrial de Manaus, organizado pelos professores Alexandre Rivas, José Aroudo Mota e José Alberto da Costa Machado.

"Defender a Floresta Maior é dever de todos os brasileiros. Afinal, a Amazônia é a área estratégica por excelência do Brasil, cujo futuro dela depende, como também o de toda a Humanidade", afirma Arthur Virgílio na justificativa do requerimento.



23/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio pede voto de aplauso a juiz que facilita adoção de crianças no Amazonas

SP investe R$ 250 milhões para ampliar assistência médica ao servidor

Arthur Virgílio defende adoção de voto aberto para perda de mandato

Aprovado projeto que concede assistência médica às mães presas e suas crianças

Arthur Virgílio defende adoção de medidas mais enérgicas para combater o narcotráfico

Projeto que concede assistência médica às mães presas e suas crianças será votado em Plenário