Pavan aponta "incompetência" na gerência do Bolsa Família



A divulgação pelo programa Fantástico de irregularidades na distribuição de recursos do Bolsa Família foi apontada pelo senador Leonel Pavan (PSDB-SC) como demonstração de "incompetência" do atual governo na gestão da área social. Após visitas a três estados, repórteres da Rede Globo relataram no programa dominical que muitas vezes os beneficiários do Bolsa Família são pessoas que não necessitariam de ajuda pública.

- O programa mostrou que muitas pessoas em boa situação econômica estão recebendo os benefícios, enquanto que muitos em situação de extrema pobreza ainda esperam pela ajuda do governo - afirmou Pavan.

O senador pediu a inclusão, nos Anais, de artigo sobre o tema publicado em 19 de outubro na Folha de S. Paulo pelo jornalista Clóvis Rossi, intitulado "Fracasso no Horário Nobre". No texto, Rossi afirma que o Fantástico "desmontou o programa que é a menina dos olhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva".

Ainda em seu artigo, o jornalista diz que "chegou a ser patético" o agradecimento feito pelo ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, pela divulgação das irregularidades. Para Rossi, esta foi uma "simpática demonstração de humildade". Mas o ministro teria agido melhor se pudesse ter identificado as irregularidades anteriormente, a tempo de corrigi-las.

Impostos

Leonel Pavan criticou ainda a alta carga tributária do país. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que ele apresentou, os tributos alcançaram no primeiro semestre deste ano 38,11% do Produto Interno Bruto (PIB), índice recorde para um semestre.

- Nesse momento, é bom lembrar que essa carga elevada inibe os investimentos no país, investimentos esses que são fundamentais para a geração de empregos e para o aumento da renda dos trabalhadores - advertiu Pavan.



27/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pavan diz que Bolsa Família e Fome Zero não alcançaram objetivos

Pavan: governo pode transformar Bolsa Família em programa assistencialista

Banco Mundial: Bolsa Família aponta soluções para o mundo

Humberto Costa aponta méritos do Bolsa-Família e critica projetos de Aécio

Mozarildo aponta incompetência na gestão de Roraima

LEONEL APONTA INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO DO DF NA ÁREA DE SEGURANÇA