Arthur Virgílio diz que Lula está se mostrando ajuizado e equilibrado
O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feito durante a apresentação da mensagem presidencial, nesta segunda-feira (17), no Plenário da Câmara dos Deputados, recebeu elogios do oposicionista Arthur Virgílio (PSDB-AM), líder do seu partido no Senado. Ele comentou que o presidente está se mostrando um governante "ajuizado e equilibrado".
- O discurso foi perfeito. Do ponto de vista da preocupação com as reformas, mesmo de forma atrasada, Lula posicionou-se afinado com as idéias defendidas pelo PSDB. Pareceu coisa do Francisco Xavier. Lula psicografou Fernando Henrique - comentou Arthur Virgílio.
Na avaliação do senador pelo Amazonas, o tom do discurso do presidente demonstra que o governo Fernando Henrique Cardoso conduziu a economia no rumo certo. Por este motivo, Arthur Virgílio acredita que o modelo econômico do governo anterior será mantido. Ele aconselhou Lula a parar de dar satisfações aos radicais do seu partido, sob pena de provocar desconfiança nos investidores nacionais e internacionais.
Arthur Virgílio também destacou algumas diferenças entre os integrantes do PSDB e os do PT. Ele citou como exemplo o fato de ter aplaudido Lula em diversos pontos do discurso do presidente, principalmente quando as propostas coincidiam com as do seu partido.
- Se fosse Fernando Henrique discursando para o Congresso, eles seriam capazes de vaiar. Eu sou capaz do aplauso a um presidente democraticamente eleito pelo voto popular. Mas se eles já mudaram tanto na questão das reformas, quem sabe também não aprendem essa coisa boa e educada politicamente que é saber aplaudir o adversário quando ele merece - encerrou Arthur Virgílio.
17/02/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Popularidade de Lula está em baixa, diz Arthur Virgílio
Arthur Virgílio diz que Lula está testando os limites da Justiça Eleitoral
"Está na hora disso tudo ser passado a limpo", diz Arthur Virgílio, sobre gastos dos governos FHC e Lula
Arthur Virgílio: "Lula amarelou"
Arthur Virgílio condena declarações de Lula
Arthur Virgílio critica informalidade de Lula