Arthur Virgílio critica informalidade de Lula
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio Neto (AM), afirmou que qualquer breve leitura dos jornais diários e das matérias das revistas semanais basta para "aferir a péssima impressão que o presidente Lula vai disseminando na nação, com sua maneira informal de se conduzir". Segundo o líder, o comportamento de Luiz Inácio Lula da Silva é informal demais para quem é detentor do mais alto cargo da República.
- A grotesca cena do boné, por exemplo, só não foi exprobrada pelo círculo íntimo do presidente, alguns de seus ministros e alguns dos parlamentares da sua base de apoio - acrescentou o senador, observando que, na imprensa, a recriminação ao fato foi unânime.
Arthur Virgílio pediu a transcrição, nos anais do Senado, de artigo de Miriam Leitão, publicado no jornal O Globo, no qual a jornalista afirma que o governo está se atrapalhando em alguns conceitos e não tem entendido a força dos símbolos na comunicação. Ao comentar a recepção de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Palácio do Planalto, Miriam Leitão afirma que "as imagens das brincadeiras festivas do presidente diante de um movimento que acaba de escalar o conflito têm um forte valor simbólico". A jornalista acrescenta que "os gestos de carinho do presidente a um grupo que, ao sair do encontro, avisou que não haverá trégua, misturaram receber com concordar".
O líder do PSDB pediu também a inserção, nos anais do Senado, de artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso intitulado "O unilateralismo global", publicado no jornal Correio Braziliense, no último dia 6. O senador destacou, ao considerar o texto de extrema atualidade, "o raciocínio sobre o novo realismo existente nas relações internacionais e a necessidade de uma maior cooperação internacional para a construção de uma ordem mundial mais legítima".
No artigo, Fernando Henrique sustenta que, sem maior apelo à igualdade, qualquer ordem que se queira nova será apenas um disfarce do poder hegemônico, ou do "unilateralismo global".
28/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio critica governo Lula por ineficácia econômica
Arthur Virgílio critica Lula por defender Severino Cavalcanti
Arthur Virgílio critica inauguração de solda de gasoduto por Lula
Arthur Virgílio critica reforma agrária do presidente Lula
Arthur Virgílio critica Tarso Genro por antecipar vitória de Lula
Arthur Virgílio critica comportamento de Lula como presidente e candidato