Arthur Virgílio diz que país caminha para a recessão



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), cobrou do governo a imediata adoção de medidas concretas, destinadas a reverter o atual quadro da economia brasileira que, observou, já começa a percorrer um caminho não desejado pela sociedade: o da recessão.

Segundo Arthur Virgílio, a "desesperança" passa a tomar conta da sociedade em virtude de a economia do país não apontar sinais de crescimento, conforme o prometido pelo governo. Apesar disso, lembrou o senador, a equipe econômica insiste em não reduzir a taxa básica de juros, "o que piora a situação de todos".

- Os ministérios do governo do PT estão paralisados. Nada se faz, nada anda, nada de projetos - protestou Arthur Virgílio. Ele informou que, do total dos R$ 47,9 bilhões previstos no Orçamento, e já liberados, apenas 25,1% foram efetivamente gastos, até o último dia 20 de maio.

Enquanto os investimentos não chegam, observou o senador, o governo anuncia gastos com propaganda em torno de R$ 268 milhões, não incluindo as cotas das estatais. Ele previu que, nos próximos anos, a sociedade assistirá a uma inundação de propaganda, "como se isso pudesse substituir as realizações e as obras tão aguardadas pela população, como a recuperação das rodovias federais".

O senador também protestou contra a intenção do governo, conforme publicou o jornal Folha de S. Paulo, de "brecar" as audiências públicas de ministros no Congresso Nacional, como forma de impedir que a oposição ataque a equipe governamental. Ele recordou que a convocação de ministros está prevista na Constituição.

Arthur Virgílio informou que a desobediência àquele pressuposto constitucional implica em crime de responsabilidade. E disse que, no início da atual legislatura, chegou a apresentar requerimentos à Mesa convocando dois ministros de Estado para comparecer ao Senado, mas que até hoje aguardam inclusão na Ordem do Dia para serem votados, o que considera um absurdo.



28/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio alerta para que não se instale crise de autoridade no país

Arthur Virgílio diz que país não reúne condições para criar Fundo Soberano

Arthur Virgílio sustenta que Lula deve fazer reformas estruturais para o país crescer

Arthur Virgílio: país pode funcionar com CPI

Sarney critica excesso de MPs e diz que país caminha para 'democracia direta'

JEFFERSON PÉRES ADMITE QUE O PAÍS VAI PARA A RECESSÃO