Arthur Virgílio alerta para que não se instale crise de autoridade no país



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) alertou o governo para que não deixe se instalar no Brasil uma crise de autoridade. Ao dizer que não gosta -do binômio anarquia com repressão- ele disse preferir -a normalidade que vivemos em oito anos de um governo que pode ser criticado por quem o queira fazê-lo, mas que, sem dúvida, com muita serenidade, consolidou o processo democrático nesta terra-.

Na avaliação do senador pelo Amazonas, está havendo uma certa leniência do governo federal com os movimentos sociais que questionam o direito de propriedade. Ele disse que os movimentos dos sem-terra, dos sem-teto e outros estão atuando no sentido de desestabilizar o país.

Outro alvo de críticas de Arthur Virgílio foi a política macroeconômica que o governo Luiz Inácio Lula da Silva vem adotando. O senador disse que a equipe econômica vem agindo de maneira tímida ao não baixar a taxa básica de juros, decisão que tem impedido a retomada do crescimento e proporcionado o crescimento do número de desempregados.

Arthur Virgílio também considerou a relação do governo federal com as agências reguladoras como pouco amadurecida e pouco responsável. Ele declarou que as sinalizações que o governo vêm dando nesse campo começam a afugentar investidores de médio e longo prazo. O senador disse que não apenas empresas estrangeiras estão optando por outros países para alocar seus investimentos como algumas já instaladas no país estão fechando suas portas.

- Quando me reporto ao governo a respeito do quadro que aí está, o faço diante de uma sociedade com sua economia estagnada e que tem batido mês após mês recordes de desemprego. Também o faço diante de uma sociedade aturdida. E aí quero compreendê-la, porque ela ouviu um discurso durante a campanha e está vendo um outro discurso na prática do governo - afirmou.



06/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Virgílio diz que falta de autoridade leva o país à anarquia e alerta sobre governabilidade

Arthur Virgílio alerta para risco de crise fiscal no próximo governo

Arthur Virgílio alerta para crise no Leste Europeu e defende corte de gastos de custeio pelo governo

Plano Real permitiu ao país enfrentar crise mundial, diz Arthur Virgílio

Sérgio Guerra defende Arthur Virgílio e questiona autoridade de Sarney

Arthur Virgílio sugere que Lula fale com autoridade sobre "pane logística"