Arthur Virgílio diz que Rede Amazônica é exceção em cenário de indiferença à região



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) criticou em Plenário, nesta terça-feira (4), durante sessão de homenagem à Rede Amazônica de Televisão, o descaso de sucessivos governos federais com a região, bem como a alienação dos próprios brasileiros frente a essa vasta área territorial. Ao abordar a comentada cobiça internacional sobre a região, usou de ironia para desafiar o próprio Brasil a ocupar a Amazônia.

- Os estrangeiros amam, admiram e querem conhecer a região, enquanto os brasileiros estão de costas, de maneira muito pouco compreensível - afirmou.

O grupo de comunicação homenageado, na avaliação do senador, revela-se uma exceção nesse cenário comumente marcado pela indiferença em relação à região. Em suas palavras, ao contrário do país, a rede de emissoras de televisão e rádio, criada há 35 anos, desde que entrou em funcionamento vem ocupando a Amazônia.

- Se o Brasil não quer ser o país a ocupar a Amazônia, a Rede Amazônica tem feito a parte dela - reforçou.

Arthur Virgílio disse que o grupo é motivo de orgulho para as populações dos estados onde atua. Esse respeito, como afirmou, deve-se ao elevado nível técnico dos serviços, associado à excelência e à correção do noticiário e à notável contribuição nos planos social e cultural.

O senador lembrou que a Rede Amazônica, por meio de satélite, está presente em mais de 200 municípios e comunidades da Amazônia. Observou que a TV Amazonas foi a primeira emissora brasileira a gerar programas em cores, além de ter sido também pioneira na implantação de retransmissora na região: a de Guajará-Mirim, em Rondônia. Foi também a primeira em transmissão não-simultânea, quando utilizava os mais diversos meios de transporte para distribuir, em fitas, gravações de programas para serem exibidos no interior.

- A Rede põe a Amazônia em contato com o país, e o país em contato com a Amazônia. Populações amazônidas das mais distantes comunidades têm acesso, assim, ao que o restante do Brasil vê pela televisão - destacou Arthur Virgílio.



04/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio pede mais cientistas na região amazônica

Arthur Virgílio critica decisão que altera horário de programação de TV na região amazônica

JEFFERSON PÉRES: REDE AMAZÔNICA INTEGRA REGIÃO

Botelho diz que Rede Amazônica de Televisão alcança os mais pobres da região

Para Mozarildo, Rede Amazônica de Televisão integra a Região Norte

Geraldo Mesquita Júnior destaca importância da Rede União para a região amazônica