Arthur Virgílio diz que resgate do direito da minoria criar CPIs é questão de tempo



Com base em decisão da juíza federal Lília Botelho Neiva, da 4ª Vara, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), afirmou que é uma questão de "pouco tempo o restabelecimento do direito de as minorias instalarem CPIs, se contarem com o número de assinaturas necessários".

- Há luz no fim do túnel - disse.

Em sua decisão, a juíza federal indeferiu liminar relativa a mandado de segurança impetrado pelo senador contra o fato de os líderes partidários não terem indicado os integrantes para compor a CPI dos Bingos. Virgílio acentuou que a liminar foi indeferida, mas o mandado foi suspenso, à espera de julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre recursos movidos pelos senadores Jefferson Péres (PDT-AM), Pedro Simon (PMDB-RS), José Agripino (PFL-RN), Jorge Bornhausen (PFL-SC) e Efraim Morais (PFL-PB).

O senador leu trecho do despacho da juíza em que ela afirma que "a inércia dos líderes em indicar membros para a CPI afronta, aparentemente, direito constitucional garantido às minorias do Senado, por dispositivos da Constituição".

Para Arthur Virgílio, a decisão da juíza demonstra a clara possibilidade de que o STF decida favoravelmente ao recurso dos senadores, resgatando o direito das minorias de criar e fazer funcionar CPIs, mesmo que o governo a elas se oponha.

Radiobrás

Arthur Virgílio protestou ainda contra o envio, à sua residência, de material informativo da Radiobrás que ele considerou "ter força ditatorial da posição oficial do governo, custeado pelos cofres públicos, numa tentativa de dirigir a opinião pública com informações deturpadas".

Segundo ele, no episódio da quadrilha de superfaturamento de medicamentos, dentro do Ministério da Saúde, o material claramente deturpa os fatos. Ele comparou a reportagem da Radiobrás com as dos grandes jornais do país.

- Quero que o ministro Gushiken "se manque" e não mande mais à minha residência esse "jornaleco" que informa mal - disse.

Como outros senadores também declararam não querer receber o material da Radiobrás, o presidente em exercício, senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), disse que encaminhará os pedidos à Secretaria de Comunicação Social e Gestão Estratégica do governo.



20/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio avisa que irá aos tribunais para garantir direito das minorias de instalar CPIs

Arthur Virgílio diz que oposição não vota sem regulamentação de CPIs

Arthur Virgílio pede leitura de dois requerimentos de CPIs

Arthur Virgílio diz que FH continuará a opinar sobre a questão brasileira

Arthur Virgílio elogia Renan e critica governo em questão orçamentária

Arthur Virgílio apresenta requerimento para criar CPI dos Cartões no Senado