Arthur Virgílio elogia espírito democrático de Octavio Frias



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), homenageou em Plenário, nesta quarta-feira (2) o jornalista e publisher da Folha de S. Paulo, Octavio Frias de Oliveira.

Relembrando episódio em que divergiu frontalmente da posição adotada pelo jornal, mas teve, mesmo assim, o direito de manifestar sua opinião em artigo publicado nas páginas do próprio diário, Arthur Virgílio destacou o espírito democrático de Octavio Frias, o qual, na opinião do parlamentar, se traduziu na ampla liberdade de expressão conquistada pelos profissionais do Grupo Folha.

-No artigo, mantive minhas posições, mas fui obrigado a me render ao fato de que o espírito de democracia que presidia a cabeça de Octavio Frias era tão grande que abria espaço do seu jornal para que alguém ratificasse as acusações que havia feito ao seu jornal- disse.

Arthur Virgílio ressaltou ainda característica democrática do jornal Folha de S. Paulo de disponibilizar sua página de "Tendências e debates" para que todos manifestassem seus pontos de vista, sem, contudo, abrir mão da possibilidade de contestá-los duramente em editorial publicado simultaneamente ao lado.

Em aparte, Tasso Jereissati (PSDB-CE) elogiou Octavio Frias pela construção de um jornal independente, sem vínculos com qualquer tipo de poder.

- Nunca se ouviu falar de que usasse o poder, a influência, o prestígio que tinha. Ele nunca se deixou tocar pela vaidade pessoal, tão própria daqueles que hoje, ou durante toda a nossa história recente, obtiveram e tiveram poder, influência e prestígio - afirmouTasso Jereissati.



02/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio destaca 'espírito indomável' de ACM

Arthur Virgílio diz que Lula "não entende nada" de jogo democrático e age de forma imperial

Arthur Virgílio aceita diálogo, mas exige "agenda, ética e respeito ao jogo democrático"

Sarney lembra o amigo Octavio Frias

Magno Malta reverencia Octavio Frias

Aprovada sessão especial em homenagem a Octavio Frias