Arthur Virgílio: general da ativa deveria abster-se de opinar sobre questões políticas



Em discurso nesta sexta-feira (18), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) comentou as declarações do comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, sobre os problemas de segurança em áreas de fronteira. O parlamentar disse concordar com o general, que, na quarta-feira (16), chamou a política indigenista brasileira de "caótica" e "lamentável", considerando uma ameaça à soberania nacional a demarcação de reservas indígenas contínuas em região de fronteira. No entanto, Arthur Virgílio considerou equivocado o fato de o militar ter-se manifestado em público sobre tais questões.

- Não estou defendendo o governo Lula, que não tem autoridade e se pela de medo das casernas. Mas considero que um general da ativa deveria se abster de opinar sobre questões políticas. Quero militares bem armados, bem equipados e bem pagos, mas não os quero determinando os rumos da política nacional -, afirmou.

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) sugeriu que o general Heleno fosse convidado a comparecer ao Senado, "mesmo que em sessão fechada", para prestar esclarecimentos sobre os problemas de segurança na fronteira por ele apontados.



18/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio diz que FH continuará a opinar sobre a questão brasileira

Tesoureiro do PT deveria ser afastado temporariamente do cargo, diz Arthur Virgílio

Arthur Virgílio: Dunga é autoritário e deveria seguir exemplo do Santos

Arthur Virgílio: discurso de Sarney foi vago e não respondeu questões fundamentais

Arthur Virgílio: discurso de Sarney foi vago e não respondeu questões fundamentais

Arthur Virgílio: IDH mostra políticas corretas em educação e saúde