Arthur Virgílio: IDH mostra políticas corretas em educação e saúde



Ao comentar editorial do jornal O Globo de 9 de julho, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse que a melhoria do país no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que o atual governo não detém o monopólio da preocupação social. Políticas corretas aplicadas nas áreas de educação e saúde já há algum tempo conseguiram resgatar pelo menos uma parte da enorme dívida social brasileira, observou o senador.

O editorial, conforme leu Virgílio, aponta que a melhoria no IDH -serve para aplacar uma certa sofreguidão dos responsáveis pela política social do presidente Lula-.

Para que as estatísticas nacionais sejam ainda melhores, segundo o texto lido pelo senador, é preciso manter gastos sociais: -No final do governo passado, já estavam sendo aplicados na área social R$ 30 bilhões por ano, tanto quanto é arrecadado pelo Imposto de Renda Pessoa Física-.

Outra frente a ser atacada, segundo o editorialista, é a de fazer com que os gastos públicos beneficiem de fato os mais pobres e não as classes mais abastadas, como tem acontecido, por deficiências estruturais históricas.



15/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


ONU: América Latina adotou políticas corretas contra crise econômica internacional

Arthur Virgílio condena interrupção de políticas sociais do governo FHC

Arthur Virgílio aponta fracasso nas políticas públicas do governo Lula

Arthur Virgílio: pesquisa mostra que acabou lua-de-mel com o governo

Arthur Virgílio: general da ativa deveria abster-se de opinar sobre questões políticas

Arthur Virgílio: discurso do presidente da OAB mostra que a democracia brasileira está forte