Arthur Virgílio lamenta 'despreocupação do governo' para votar o orçamento



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), disse que os partidos de oposição irão discutir cada um dos projetos de lei do Congresso que aprovam créditos suplementares.

- Não entendo por que [o governo tem] tanta despreocupação na votação do orçamento, que é a peça mais nobre que possa motivar o funcionamento de um congresso, e tanto interesse em projetos de crédito, que, não raro, escondem a cupidez por recursos que têm toda a face de recursos eleitoreiros - afirmou o parlamentar, acrescentando que oposição pretende discutir projeto por projeto com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

De acordo com o senador, embora haja "clara disposição das oposições de consentirem na votação do Orçamento Geral da União", o governo se mostra despreocupado com sua votação.

- Não adianta irmos para sessão do Congresso Nacional sem termos uma definição e repetirmos o que temos feito: sucessivos movimentos de verificação de quórum e de derrubada de sessões, porque não há ainda um acerto que mostre uma compreensão por parte do governo de que o orçamento não pertence a seus acólitos nem a seus parlamentares. Pertence à nação e tem que contemplar, portanto, a visão de nós outros, que chegamos aqui pelo voto popular e temos o direito de expor as nossas visões sobre o que seria o melhor caminho para o desenvolvimento econômico - afirmou o líder.

Combate à corrupção

Em seu pronunciamento nesta segunda-feira (21), Arthur Virgílio enalteceu o trabalho da promotora Silvana Nobre, que lidera uma campanha contra a corrupção no
Amazonas. De acordo com o senador, em uma atitude corajosa, ela pediu ao Tribunal de Justiça explicações sobre a construção do prédio que abriga o tribunal, que tem, segundo ela, indícios de superfaturamento.

O parlamentar citou ainda problemas enfrentados por seu estado, como a falta de energia em cidades do interior, prejudicando investimentos; a ameaça da praga do ácaro vermelho para as plantações de banana e coco; e a subnotificação de registros de nascimento de índios.

Homenagens

O senador prestou também várias homenagens. Entre elas destacam-se as feitas: a dom Paulo Evaristo Arns, pelo lançamento de seu livro Ano Sacerdotal, Reminiscências e Testemunhos; a dom Carillo Gritti, bispo de Itacoatiara, pelo recebimento do título de Cidadão Amazonense; ao deputado federal Euler Ribeiro, pelas posses como membro da Academia de Medicina Militar e da Academia Amazonense de Letras; ao advogado Técio Lins e Silva, pela publicação do livro Do Outro Lado da Tribuna; ao escritor alemão Ingo Schulze, pela publicação do livro Sítios Arqueológicos da Amazônia; à professora Iraíldes Caldas Torres, pelo lançamento do livro Arquitetura do Poder; à nadadora Layline Thompson, vencedora da Maratona Aquática Almirante Tamandaré, que é a travessia do Rio Negro; a Livraria e Editora Valer, pela luta pela divulgação da cultura do amazonas feita por Tenório Telles; e ao poeta Aníbal Bessa, cuja Suíte para os Habitantes da Noite está sendo encenada emManaus.



21/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio diz que há boa vontade para votar orçamento

Arthur Virgílio diz que PSDB está disposto a consenso para votar Orçamento

Arthur Virgílio diz que se governo quer aprovar orçamento, tem que excluir obra irregular

Arthur Virgílio anuncia acordo para votar projeto dos sacoleiros

Arthur Virgílio informa reivindicações da oposição para votar projetos do pré-sal

Arthur Virgílio lamenta invasões no campo