Arthur Virgílio diz que há boa vontade para votar orçamento
O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), afirmou em Plenário nesta terça-feira (18) que há boa vontade da parte dos líderes partidários para a votação do Orçamento Geral da União para 2006. Ele deixou claro, no entanto, que até o momento não se chegou a um acordo definitivo que garanta a votação na sessão do Congresso Nacional nesta terça. Arthur Virgílio destacou a interlocução positiva dos novos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e das Relações Institucionais, Tarso Genro, para que se chegue a um consenso em torno da matéria.
Em seu pronunciamento, o senador pelo Amazonas defendeu mais uma vez que seja assegurado o montante inicialmente previsto para a construção do gasoduto Coari-Manaus, de R$ 141 milhões. Para o exercício de 2006, até agora, só foram garantidos R$ 16 milhões.
- O governo já dá a obra como pronta, quando ela praticamente ainda nem começou - avaliou.
O senador destacou que o principal motivo para o emperramento da construção do gasoduto estaria na falta de acordo da Petrobras com as empreiteiras a respeito do custo da obra.
Arthur Virgílio disse ainda que, entre as dificuldades para o fechamento da votação do orçamento, além do gasoduto de Manaus, estariam dois projetos de irrigação para a região do Baixio de Irecê, na Bahia, que ainda não têm recursos assegurados. O parlamentar disse que irá aguardar para ver "para que lado sopra o vento", para que seu partido decida se vai apoiar ou não a votação do orçamento. Declarou, no entanto, que espera que os "espíritos se iluminem" para que se encontrem meios de governo e oposição chegarem a um acordo.
O pronunciamento recebeu apartes dos senadores Rodolpho Tourinho (PFL-BA), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Ney Suassuna (PMDB-PB), que reiteraram apoio ao líder por sua luta pela garantia de recursos para o gasoduto Coari-Manaus. Suplicy se disse otimista sobre a votação do orçamento até a quarta-feira (18).
18/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio lamenta 'despreocupação do governo' para votar o orçamento
Arthur Virgílio diz que PSDB está disposto a consenso para votar Orçamento
Arthur Virgílio diz que se curva "à vontade soberana das urnas"
Arthur Virgílio anuncia acordo para votar projeto dos sacoleiros
Arthur Virgílio informa reivindicações da oposição para votar projetos do pré-sal
Arthur Virgílio comunica que relatório do Orçamento está na gráfica para correção de erro