Arthur Virgílio lamenta que escândalo Bancoop 'não choque mais ninguém'



Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (10), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse estar impressionado com a tranquilidade com que as denúncias do caso Bancoop são recebidas pela população. O promotor José Carlos Blat, do Ministério Público de São Paulo, lembrou o senador, denunciou que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, teria desviado R$ 100 milhões da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) para caixa 2 do partido.

- O escândalo não choca mais ninguém. Se essa matéria tivesse sido veiculada no governo do presidente Kubitscheck, daria uma ameaça de golpe de Estado; se tivesse sido veiculada no tempo do presidente Fernando Henrique, teria dado uma agitação, o PT teria colocado barricadas aí na porta - disse.

Arthur Virgílio considerou as explicações dadas pelo Partido dos Trabalhadores para a questão como "protocolares" e criticou a decisão do presidente do PT, José Eduardo Dutra, de processar o promotor que fez as denúncias e o jornal O Estado de S. Paulo, que publicou editorial sobre o assunto.

- Veja que sempre é recorrente nesse governo o antagonismo com a liberdade de imprensa - assinalou o senador.

Arthur Virgílio afirmou que a denúncia "é estarrecedora", lembrando que milhares de famílias que acreditaram na Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, a Bancoop, "acabaram financiando campanhas espúrias e ficaram sem as suas casas".

- A corrupção é responsável pela miséria das pessoas que confiaram em jogar as suas economias na Bancoop - denunciou.

Em aparte, os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), Alvaro Dias (PSDB-PR), Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) e Mário Couto (PSDB-PA) apoiaram o pronunciamento do colega.



10/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio anuncia obstrução do PSDB e diz que anexo do Orçamento é um "escândalo"

Arthur Virgílio lamenta mortes em acidente aéreo no Amazonas e pede mais segurança para aviação regional

José Agripino: Bancoop é escândalo que o Congresso tem de investigar

Alvaro Dias cobra punição de responsáveis por escândalo da Bancoop

Arthur Virgílio lamenta invasões no campo

Arthur Virgílio lamenta morte de ex-guerrilheira