Arthur Virgílio pede explicações sobre "lista de Furnas" e contas de Thomaz Bastos no exterior
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) voltou a cobrar em Plenário, nesta quarta-feira (28), explicações do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, sobre a autenticidade ou não da "lista de Furnas", relação de políticos acusados de terem recebido verbas da estatal para financiar suas campanhas eleitorais em 2002. O líder do PSDB no Senado também quer esclarecimentos sobre a suposta movimentação de R$ 4 milhões por Thomaz Bastos em contas bancárias no exterior.
- O que fica evidente é que o ministro está perdendo condições de o ser - afirmou.
O comentário de Arthur Virgílio se baseou na suspeita de que o ministro da Justiça estaria usando a Polícia Federal, no caso da "lista de Furnas", para perseguir adversários políticos. Embora o atual governo ainda não tenha se posicionado sobre a procedência da relação, ela não passa, para o senador tucano, de "uma balela e uma falsificação grosseira".
Quanto à movimentação bancária de Thomaz Bastos no exterior, Arthur Virgílio informou que o líder do PSDB na Câmara, deputado Jutahy Magalhães Júnior (BA), já foi à Receita Federal pedir a abertura de procedimento fiscal para investigar a denúncia. O líder tucano também destacou, em seu discurso, uma lista em circulação na Internet sobre "as 15 mais óbvias mentiras pregadas pelo presidente Lula ao país". No rol de promessas estão a criação de 10 milhões de empregos e o assentamento de 500 mil famílias sem terra.
28/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio cobra explicações do ministro da Justiça sobre laudo da PF sobre "lista de Furnas"
Arthur Virgílio receberá respostas de Thomaz Bastos por escrito
Lista de Furnas foi respaldada pelo ministro da Justiça, diz Arthur Virgílio
Arthur Virgílio pede explicações sobre denúncia de espionagem eleitoral
Arthur Virgílio pede explicações sobre viagens do presidente da Funai
Arthur Virgílio pede explicações sobre "ameaças e recados" do presidente Lula