Arthur Virgílio pede sessão especial em homenagem a Menezes Direito
O lider do PSDB no Senado, senador Arthur Virgílio (AM), apresentou nesta quarta-feira (2) requerimento solicitando a realização de sessão especial em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Alberto Menezes Direito, morto na madrugada da última terça-feira (1º), vítima de câncer no pâncreas.
- A homenagem que ora propomos se faz extremamente justa, pois Menezes Direito construiu sua carreira com brilhantismo e elevado espírito público - afirmou o parlamentar.
Arthur Virgílio assinalou que, antes de iniciar sua carreira de magistrado, Menezes Direito, nascido no Pará, atuou como advogado no Rio de Janeiro. Naquela cidade, ocupou ainda diversos cargos públicos, entre os quais chefe de gabinete na prefeitura; presidente da Fundação das Artes do Estado do Rio de Janeiro e membro do Conselho Estadual de Cultura do estado. Presidiu também a Casa da Moeda do Brasil e o Conselho Nacional de Direito Autoral; foi secretário de estado de Educação e professor titular do Departamento de Ciências Jurídicas da PUC-RJ.
Menezes Direito foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o STF em 2007, em substituição a Sepúlveda Pertence. Antes de chegar ao STF, Menezes foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
02/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio propõe sessão de homenagem a peritos mortos em explosão em Manaus
Arthur Virgílio pede anulação de sessão que discutiu PEC da CPMF
Arthur Virgílio critica Serys por encerrar sessão e pede demissão de Cláudia Lyra
Flexa Ribeiro pede sessão especial em homenagem ao Círio de Nazaré
Arthur Virgílio apresenta voto de pesar e pede sessão solene em memória de dona Ruth
Arthur Virgílio pede prazo para remoção da Biblioteca Arthur Reis, em Manaus