Arthur Virgílio pede SOS Amazonas para socorrer vítimas de enchentes



"Estamos vendo tomar corpo uma tragédia, uma enchente maior que a de 1953". A advertência foi feita pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), preocupado com o aumento contínuo do volume das águas de diversos rios que integram a Bacia Amazônica. Ao informar que todos os municípios do estado que representa estão enfrentando problemas, ele pediu a criação de um SOS Amazonas para arrecadar alimentos, remédios e roupas para os necessitados.

- Houve aquela situação de enorme desgraça em Santa Catarina que tocou todos nós. Nos mobilizamos para ajudar o povo daquele estado. Foi um momento muito bonito em que vi irmanada a bancada catarinense, que pode até divergir politicamente entre ela. Mas, naquele momento, estavam todos juntos, solidários àquele povo. Seria o caso de já estarmos trabalhando, em nível de país, num SOS Amazonas, porque o quadro é de absoluta gravidade - afirmou Arthur Virgílio.

O senador disse que as águas do Rio Negro, por exemplo, vem subindo quatro centímetros por dia, dois centímetros a menos do que vem crescendo o volume do Rio Solimões. Virgílio requereu a criação de uma comissão externa do Senado com o objetivo de visitar os estados da Região Norte e constatar a situação de calamidade que atinge diversos municípios.

O município de Canutama, segundo Arthur Virgílio, está embaixo d'água.

- Suas avenidas viraram rios, com talvez 80 centímetros de profundidade em alguns trechos - estimou o senador. Ele lembrou que a situação tende a piorar quando a água baixar e começarem a incidir doenças como a leptospirose, transmitida pela urina dos ratos.

- Os ratos atraem as cobras, que tem nesses roedores uma parte de sua cadeia alimentar. Também aparecem animais perigosos como as arraias e os escorpiões. Em Itamarati, uma senhora entrou na sua casa e viu uma cobra grande, gigante. Sua filha estava por perto. No mesmo município, uma pequena casinha sofreu um choque de um peixe poraquê, que emite descargas elétricas capazes de acender não sei quantas lâmpadas - descreveu Arthur Virgílio.

Antes de falar sobre as dificuldades que o Amazonas está enfrentando, Arthur Virgílio requereu voto de aplauso para o jornal A Crítica, de Manaus, pelo seu 60º aniversário de criação, e para o município de Itacoatiara, que no dia 25 de abril chegará aos 135 anos de fundação. O senador também apresentou voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Autazes (AM), José Inácio da Silva Siqueira Melo.



22/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio faz apelo por atingidos pelas enchentes no Amazonas

Arthur Virgílio cobra medidas de socorro à população do Amazonas atingida por enchentes

Garibaldi defende mais verbas para socorrer vítimas das enchentes no Nordeste

Senado votará MP que concede recursos para combater gripe suína e socorrer vítimas das enchentes

Arthur Virgílio pede construção de rodovia no Amazonas

Arthur Virgílio pede ajuda a municípios amazonenses atingidos por enchentes