Arthur Virgílio promete rigor no Exame do PAC



O líder do PSDB no Senado,Arthur Virgílio (AM) , disse que o partido não se negará a votar a favor de pontos positivos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas que analisará com rigor as prováveis conseqüências das medidas, a fim de rejeitar o que for negativo. Essa atitude seria uma demonstração de que, embora na oposição, o partido não está torcendo contra o governo.

- Queremos um debate civilizado. Por exemplo: estamos estudando com muita atenção a utilização dos recursos do FGTS em investimentos de risco - avisou o oposicionista.

Entre os aspectos positivos, Virgílio citou a discussão de uma nova lei de concorrências;a constatação de que o Brasil precisa investir em infra-estrutura; e a iniciativa de aprovar uma lei para as agências reguladoras, embora, neste caso, o senador considere "muito ruim" o projeto que tramita na Câmara dos Deputados.

Com relação aos pontos negativos, o líder do PSDB mencionou o que chamou de "viés estatista e estatizante", que estaria expresso na retomada do controle do Estado "sobre todo o setor de energia". Virgílio observou também que dos cerca de R$ 500 bilhões previstos para investimentos, só R$ 66 bilhões estão garantidos, provenientes do Estado.

- Para que o setor privado invista, é preciso mais segurança jurídica - advertiu o senador, que de antemão disse rejeitar qualquer projeto que aumente a carga tributária.

Em resposta a aparte do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que chamou a atenção para os indicadores macroeconômicos favoráveis, como a queda na inflação e o aumento nas reservas, Virgílio atribuiu boa parte do quadro favorável exibido pelo atual governo à continuação das políticas do governo Fernando Henrique e a "reformas que amadureceram".



08/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio apresenta plano de trabalho e defende rigor na apuração das denúncias contra ONGs

Governo promete maior rigor na fiscalização das obras do PAC 2

Comunicações promete mais rigor na fiscalização de rádios comunitárias

Lobão promete urgência no exame da PEC que limita edição de MPs

Arthur Virgílio pede prazo para remoção da Biblioteca Arthur Reis, em Manaus

Virgílio promete fiscalizar comparecimento de governistas ao Plenário