Arthur Virgílio quer divulgação dos nomes de acusados de corrupção



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) defendeu a divulgação dos nomes de todos os acusados de corrupção no setor público investigados pela Polícia Federal. A reivindicação foi feita após a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon - à frente do processo sobre a Operação Navalha - informar que estão sendo mantidos sob sigilo os nomes dos envolvidos com a Operação Octopuss, que deu origem à Navalha e teria sido alvo de vazamento criminoso de informações dentro da própria PF.

- A Polícia Federal tem feito um grande trabalho no país, mas parece haver pessoas suas envolvidas em corrupção, conforme demonstrou a ministra - comentou.

No ofício enviado ao parlamentar, a ministra do STJ explicou que a Operação Octopuss foi iniciada na Bahia e motivada por fraudes em licitações em obras e serviços públicos. O vazamento ocorrido no curso da investigação levou à divisão do processo, ficando a Octopuss com irregularidades na prestação de serviços e a Navalha, com desvios em licitações e obras públicas. Como a Octopuss teria sofrido violação dentro da PF, optou-se por encobrir qualquer referência a empresas, pessoas e fatos com uma tarja preta, segundo esclareceu Eliana Calmon.

Artur Virgílio apontou a lisura, a seriedade e o respeito da ministra Eliana Calmon na condução do processo, mas sustentou que está na hora de passar a limpo a relação entre poder, poderosos e empreiteiras do país. Assim, indagou quando o Brasil irá saber o nome dos implicados na Operação Octopuss.

- Não sou a favor do vazamento de informações, mas, já que saiu a relação de envolvidos na outra [operação], não tem por que os nomes de acusados de corrupção na Octopuss estarem protegidos por sigilo algum - afirmou.

Em aparte, os senadores Ideli Salvatti (PT-SC) e Almeida Lima (PMDB-SE) apoiaram a reivindicação sobre a divulgação de todos os fatos e pessoas investigados pela PF. O senador José Agripino (DEM-RN) criticou o "estardalhaço" em torno da prisão temporária de envolvidos nesses episódios, enquanto o senador Mão Santa (PMDB-PI) cobrou a consumação da CPI da Operação Navalha e da Gautama, empresa suspeita de fraudar licitações de obras públicas.



28/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio quer divulgação dos salários de todos servidores públicos e das estatais

Arthur Virgílio pede nome de parlamentares acusados de fraude

Arthur Virgílio cobra rapidez no julgamento de acusados pelo 'mensalão do PT'

Arthur Virgílio diz que PSDB apóia divulgação dos gastos dos senadores

Arthur Virgílio sugere nomes para relatoria da CPI dos Sanguessugas

Arthur Virgílio questiona divulgação de pesquisas encomendadas por candidatos, partidos e sindicatos