Arthur Virgílio quer que o cupuaçu seja a fruta nacional



Aguarda exame da Câmara dos Deputados projeto de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que designa o cupuaçu a fruta nacional do Brasil. A proposta (386/03) foi aprovada em decisão terminativa pela Comissão de Educação (CE) em novembro de 2003.

Arthur Virgílio explica na justificação do projeto que o Brasil é detentor de riqueza biológica extraordinária e que a população conhece muito pouco a diversidade nacional e também o potencial que essa riqueza tem de trazer à Nação desenvolvimento econômico e social.

O cupuaçu, explica o senador, é uma fruta nativa da Amazônia, pertencente à família do cacau, usado na fabricação de doces, sorvetes e chocolates.

- Ao declarar o cupuaçu fruta nacional, pretende-se destacar um componente da biodiversidade nacional ainda desconhecido por grande parte da população brasileira, atentar para os benefícios gerados pela exploração sustentável dos recursos biológicos do país e cristalizar a idéia de que só se consegue proteger o que se conhece - explica o senador.

Na Câmara, a proposta já foi aprovada na Comissão de Educação e Cultura (CEC) e agora aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC).

11/01/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE examina proposta de Arthur Virgílio que qualifica o cupuaçu como fruta nacional

Cupuaçu será fruta nacional

Projeto de Arthur Virgilio estende incentivo a produtor de fruta nativa

Arthur Virgílio pede que atendimento seja regularizado em Santa Casa

Arthur Virgílio sugere que escolha do diretor-geral do Senado seja decidida em Plenário

Arthur Virgílio: 'Oposição não quer desestabilizar Petrobras; quer tirar os ladrões de lá'