Arthur Virgílio: 'Oposição não quer desestabilizar Petrobras; quer tirar os ladrões de lá'



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), contestou com veemência "panfleto mentiroso distribuído por sindicalistas", em que o PSDB e outros partidos de oposição são acusados de tentar "desestabilizar a Petrobras" ao propor uma CPI para investigar denúncias de corrupção na estatal.

- O panfleto afirma: 'Parar a Petrobras, é parar o Brasil'. Eu concordo. Então, fora os ladrões da Petrobras, para que ela fique em paz. O que o PSDB quer, junto com gente séria, é pegar os ladrões pela gola. São eles que fazem mal à Petrobras, e não a oposição - sustentou o senador.

Arthur Virgílio considera "uma mentira deslavada" a afirmação do panfleto de que o PSDB quer que "multinacionais avancem" no petróleo da camada de pré-sal da plataforma marítima do país. O senador afirmou que, "se houve alguma ideia esdrúxula" e contrária aos interesses da Petrobras no petróleo do pré-sal, "ela partiu do próprio governo, que queria criar uma estatal só para o pré-sal".

Disse que seu partido manifestou à época que a Petrobras, "que investiu pesadamente para descobrir o petróleo do pré-sal e tem tecnologia para essa exploração", não poderia ser preterida por uma nova estatal petrolífera. Acrescentou que, "se alguém defendeu a Petrobras, foi justamente o PSDB".

Arthur Virgílio cobrou do líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), uma posição sobre "as mentiras do panfleto". Para ele, se o PT concordar com a "panfletagem mentirosa dos pelegos", o partido "não aprendeu muito sendo governo".

O líder do PSDB questionou ainda o presidente do Senado, José Sarney, por que, na CPI das ONGs, com 11 integrantes, coube quatro vagas para a oposição e, na CPI da Petrobras, também com 11 integrantes, a Mesa do Senado informa que caberá à oposição apenas três vagas.

Sarney informou que, pelo artigo 79 do Regimento Interno do Senado, a proporcionalidade partidária obedecida no caso de CPIs é a da época da sua criação. A CPI das ONGs foi criada no final de 2007. Arthur Virgílio pediu que a Mesa encaminhe ao seu partido uma explicação por escrito, com detalhes, da justificativa.



20/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio: oposição quer CPI para caso Waldomiro

Arthur Virgílio quer discutir na CRE venda de refinarias da Petrobras na Bolívia

Arthur Virgílio rebate governistas e diz que PSDB não quer privatizar, mas 'reestatizar' a Petrobras

Oposição quer leitura de requerimento da CPI da Petrobras na terça-feira

Arthur Virgílio quer ouvir Dilma novamente, na CCJ

Arthur Virgílio quer esclarecimentos de Dilma no Plenário, na CCJ e na CMA