Arthur Virgílio reforça denúncia contra governador do Amazonas



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) declarou, em discurso nesta terça-feira (28), serem verídicas as denúncias de corrupção contra o governador do Amazonas, Eduardo Braga, feitas a partir de documentos e um DVD entregues por Renata Moreira Barros, mulher de um sócio do governador conhecido como Nei Barros. Os documentos indicam a existência de um esquema de superfaturamento de combustível no estado, entre outras irregularidades. O governador, que se antecipou às denúncias, está tentando desqualificar as ameaças, disse o senador.

Segundo Arthur Virgílio, há o "funcionamento de uma quadrilha no estado do Amazonas", com tráfico de influencia, emissão de notas frias, agiotagem e pagamento a parlamentares. Mas Renata, que chegou a vir a Brasília para, juntamente com o senador, pedir proteção ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, agora dá declarações "desencontradas".

O senador negou ter orientado o depoimento de Renata ou manipulado o procurador-geral para receber a denúncia e mostrou-se preocupado com sua mudança de atitude, dizendo estranhar a reaproximação dela com o marido, de quem, segundo ele, ganhará pensão de R$ 100 mil. Na opinião do senador, Renata é "um arquivo vivo, que deve morrer em pouco tempo".

- Para mim, ela corre perigo de vida; não a vejo como vilã, como ré - disse.

Arthur Virgílio informou ainda que o subprocurador da República Francisco Dias Teixeira deve ir a Manaus ouvi-la no próximo mês, ocasião em que, na opinião do senador, "ela deveria pedir inclusão no programa de proteção à testemunha". O parlamentar mostrou-se confiante na apuração rigorosa da documentação farta entregue ao procurador-geral.

- A verdade está comigo, e conhecida do Ministério Público Federal, da Polícia Federal; está comigo, não está com ele - disse, referindo-se ao governador Eduardo Braga, a quem classificou de "cleptomaníaco".



28/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio protesta contra manipulação do presidente do TCU pelo governador do Amazonas

Arthur Virgílio faz graves denúncias contra o governador do Amazonas, Eduardo Braga

Arthur Virgílio denuncia mau uso de recursos públicos no Amazonas e pede providências

Arthur Virgílio denuncia desvio de recursos públicos em obras no Amazonas

Arthur Virgílio estranha silêncio do governador do Amazonas sobre compra de terras por estrangeiro

Arthur Virgílio protesta contra MP que prejudicaria a indústria do Amazonas