Arthur Virgílio registra editorial condenando mudança no Provão
Ao condenar a medida provisória que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou para promover mudanças no chamado "Provão", o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) pediu a inserção, nos Anais do Senado, de editorial publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo intitulado "Reiventando a roda". O senador concordou com o entendimento do jornal de que "mudar por mudar" parece ter sido o único critério do governo para substituir o Exame Nacional de Cursos, instituído em 1996.
De acordo com o editorial, o novo Sistema Nacional de Avaliação e Progresso do Ensino Superior (Sinaes) "muda por mudar o que existia antes do advento da era Lula, para que os autores das mudanças possam vangloriar-se da paternidade das inovações". Ainda conforme o editorialista, o "PT-Universitário e o PC do B da UNE passaram anos fugindo da avaliação do Provão como o diabo da cruz, numa profana aliança, para todos os efeitos práticos, com os donos das faculdades caça-níqueis".
O Estado de S. Paulo afirma ainda que o Ministério da Educação não produziu, ou não divulgou, nenhum diagnóstico exaustivo, à luz da experiência acumulada, sobre os pontos fortes e fracos do Provão, para embasar a mudança estabelecida na medida do governo Lula. O jornal criticou também o fato de a mudança ser feita por medida provisória, sem um prévio debate parlamentar.
30/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio registra editorial que condena mudanças na política cultural
Arthur Virgílio elogia editorial de "O Estado de S. Paulo" com críticas a Lula
Arthur Virgílio elogia editorial do "Estado de S. Paulo" sobre financiamento de atividades culturais
Arthur Virgilio defende mudança no Estatuto da Igualdade Racial
Arthur Virgílio diz estar perplexo diante de mudança na reforma
Arthur Virgílio critica intenção de mudança na apresentação de votos em separado