Arthur Virgilio defende mudança no Estatuto da Igualdade Racial



Alegando que a população do Amazonas não é predominantemente negra, o senador Arthur Virgilio (PSDB-AM) defendeu, nesta quarta-feira (09), uma melhor análise pelo Senado do projeto de Estatuto da Igualdade Racial, votado recentemente na Câmara dos Deputados no âmbito de um acordo partidário no qual a matéria nem precisou ir a Plenário.

Arthur considerou sensato a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ter adiado a deliberação da matéria. Ele disse que o texto é importante e merece ser examinado com urgência, mas defendeu a adição de uma "palavrinha, uma ressalva" capaz de tornar o texto mais adequado a um país com a diversidade étnica do Brasil. E já falou sobre o assunto com o líder do governo, Romero Jucá, que concordou com um exame mais detalhado da matéria, segundo Virgílio.

- Como parlamentar amazonense, o que tenho a observar é que nós temos uma identidade cabocla no Amazonas. É escassa a população negra naquele estado. A predominância é absolutamente do elemento indígena com o elemento europeu - disse ele.

De acordo com Arthur Virgilio, são freqüentes as queixas em seu estado quanto à exclusão do caboclo e sua identidade cultural e histórica do Estatuto da Igualdade Racial.

- Para mim, Zumbi é um herói, mas um herói muito mais próximo de mim é o índio Ajuricaba, que resistiu até a morte contra Portugal, liderando com enorme maestria uma verdadeira guerrilha contra o colonizador português. Então são valores que não podem ser esquecidos.



09/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim defende aprovação do Estatuto de Igualdade Racial

Ministro Elói Ferreira defende aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim defende aprovação de projeto sobre cotas e do Estatuto da Igualdade Racial

CCJ aprova Estatuto da Igualdade Racial

CCJ vota Estatuto da Igualdade Racial

CAE aprova Estatuto da Igualdade Racial