Arthur Virgílio: Senado precisa se modernizar



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), afirmou em discurso no Plenário nesta quarta-feira (12) - antes que a sessão fosse fechada para deliberação sobre processo por quebra de decoro parlamentar - que o Senado precisa se modernizar em certos procedimentos. Arthur Virgílio defendeu que, daqui para a frente, as sessões e os votos sejam abertos e afirmou que o PSDB está apresentando um projeto de resolução para propor sessões abertas na votação de quebra de decoro parlamentar e uma proposta de emenda à Constituição (PEC) no mesmo sentido.

Para Arthur Virgílio, o impasse que surgiu com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar a entrada de 13 deputados federais na sessão secreta comprova que o Senado precisa se atualizar e que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentarprecisa ter seu próprio regimento interno, como na Câmara dos Deputados. O regimento do Conselho de Ética da outra Casa determina o voto aberto nas deliberações sobre quebra de decoro parlamentar.

- No Senado, de certa forma, nós funcionamos como uma certa sociedade secreta daquelas universidades americanas, com todas as razões para nós entendermos que este não é o processo mais democrático - disse.

O senador acredita que toda crise "pode trazer luz" e disse esperar que esse seja o efeito no Senado: que a crise envolvendo o presidente Renan Calheiros traga modernização ao processo legislativo da Casa.

- O PSDB, portanto, aqui registra o seu absoluto comprometimento com a idéia de sessões abertas daqui para a frente, inclusive com o voto aberto quando se tratar de cassação de mandato - defendeu.

Arthur Virgílio destacou não acreditar que um senador vote deum jeito em sessão aberta e de outro em sessão fechada.
- Não quero acreditar que um senador não tenha a capacidade de enfrentar a opinião pública, se for o caso - e se ele achar que sua convicção lhe manda fazer isso -, e, protegido pelo voto secreto,faça algo contrário à própria opinião pública - disse.



12/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio diz que base do governo precisa "trabalhar"

Arthur Virgílio: governo precisa de mais ação e menos "marketing"

Arthur Virgílio diz que Lula precisa deixar de lado a falsa valentia

Arthur Virgílio diz que CPI exclusiva do Senado está em "stand by"

Arthur Virgílio defende auditoria rigorosa no Senado

Arthur Virgílio cobra envio ao Senado da MP que beneficia aposentados