Arthur Virgílio: governo precisa de mais ação e menos "marketing"



O senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) pediu -mais ação e menos marketing- do governo federal. O senador se referiu à viagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao estado do Acre, na segunda semana deste mês, quando foi anunciado o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, na presença dos governadores da região. Para Arthur Virgílio, o evento não passou de uma visita do presidente Lula àquela área.

- O presidente, na verdade, ficou na intenção, pedindo um calendário e a elaboração de um programa de desenvolvimento da Amazônia. Ele seguiu à risca o modelo do mais moderno marketing. Sempre se diz que, para protelar alguma coisa, por não se ter nada de concreto, basta inventar uma reunião ou assinar meia dúzia de protocolos de intenções - afirmou.

Enquadram-se na definição de -protocolo de intenções-, ainda segundo o senador, o anúncio da criação de assentamentos florestais na Amazônia e de um modelo de reforma agrária específico, que vise preservar o meio ambiente e explorar racionalmente os recursos naturais típicos daqueles estados. Arthur Virgílio criticou também o anúncio da transformação do Banco da Amazônia em um instrumento de apoio ao desenvolvimento regional, -como se já não fosse essa a sua missão-.

O programa de distribuição de cartões-alimentação em Guaribas e Acauã, cidades do interior do Piauí, também foi classificado por Arthur Virgílio como -marketing da generosidade do governo-.

O representante do estado de Amazonas disse ainda que o futuro plano desenvolvimentista para a região amazônica terá chance de êxito se tiver seus fundamentos em experiências anteriores, ocorridas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.



23/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio cobra do governo mais ação

Arthur Virgílio diz que base do governo precisa "trabalhar"

Arthur Virgílio critica falta de ação do governo

Arthur Virgílio pede ação do governo federal para enfrentar violência em Alagoas

Arthur Virgílio: Senado precisa se modernizar

Arthur Virgílio diz que Lula precisa deixar de lado a falsa valentia