Arthur Virgílio solicita à Mesa abertura de processo disciplinar e suspensão temporária de Agaciel e Zoghbi



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), encaminhou nesta terça-feira (23) solicitação à Mesa para que a sindicância que investiga a responsabilidade do ex-diretor geral Agaciel Maia e do ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi na não publicação de mais de 600 atos da Mesa nos últimos 15 anos seja transformada em inquérito administrativo disciplinar. Ele argumentou que isso permitirá que os dois funcionários sejam suspensos e afastados enquanto durarem as investigações.

Para Arthur Virgílio, desde o início deveria ter sido aberto o processo disciplinar contra os dois servidores e não uma sindicância, uma vez que é isso que determina a leique trata do funcionalismo público, a 8.112/1990.

Arthur Virgílio manifestou o seu receio de que os dois servidores, não sendo afastados do serviço público enquanto durar a apuração de suas responsabilidade, interfiram na investigação.

Atos secretos

Arthur Virgílio também disse que os atos em que são nomeados assessores seus foram decisões corriqueiras, que deveriam ter sido publicadas. Ele questionou a não publicação de atos como esses, perguntando se o objetivo de não dar publicidade a "tanta coisa tola" não teria sido "calar coisas mais sérias".

- Não havia razão nenhuma de isso ser secreto. Para mim, o que tem mesmo é uma brutal armação - disse.



23/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio solicita e Sarney confirma que Mesa vai ouvir Agaciel e Zoghbi na próxima semana

Arthur Virgílio solicita atas dos depoimentos de Agaciel e Zoghbi

Arthur Virgílio requer processo administrativo para apurar responsabilidade de Agaciel e Zoghbi em atos secretos

Sarney pede abertura de processo contra Agaciel e Zoghbi

Arthur Virgílio pede que licenças de Agaciel e Zoghbi sejam reconsideradas.

Arthur Virgílio pede que Zoghbi e Agaciel sejam ouvidos imediatamente