Projeto que concede assistência médica às mães presas e suas crianças será votado em Plenário



Os senadores podem votar na sessão deliberativa desta quinta-feira (12), com início às 14h, projeto de lei da Câmara (PLC 105/03) que, ao dar nova redação à Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84), pode assegura às mães presas e aos recém-nascidos condições mínimas de assistência. Os benefícios incluem direito de acompanhamento médico à mulher no pré-natal e no pós-parto e atendimento clínico ao bebê.

De autoria da deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP), o projeto recebeu parecer favorável, com duas emendas, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Atuou como relatora na comissão a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

De acordo com o PLC, os estabelecimentos penais destinados a mulheres serão dotados de berçário, onde as condenadas passariam a cuidar de seus filhos e amamentá-los, no mínimo, até os seis meses de idade. Essas penitenciárias também deverão ter uma seção para gestantes e parturientes, além de creche para abrigar crianças maiores de seis meses e menores de sete anos, com a finalidade de assistir a criança desamparada cuja responsável estiver presa.

São requisitos básicos da seção de creche o atendimento por pessoal qualificado, de acordo com as diretrizes adotadas pela legislação educacional e em unidades autônomas, com horário de funcionamento que garanta a melhor assistência à criança e a sua responsável.

A CCJ acrescentou emenda estabelecendo que, para o cumprimento dessas medidas, deverão ser observadas as normas de finanças públicas aplicáveis. Para a relatora da matéria, o projeto reforça e materializa direitos e garantias já anunciados pelos princípios de dignidade da pessoa humana, previstos na Constituição. A inovação da proposta, acrescentou Serys, é estabelecer sua observância obrigatória para a criança desamparada de até seis anos de idade e a definição de requisitos institucionais básicos de qualificação de pessoal e de horário individualizado de atendimento.



11/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que concede assistência médica às mães presas e suas crianças

Projeto que trata da assistência às mães presas volta à CCJ para reexame

Mães do Cárcere dá assistência a mães e gestantes presas

Projeto da desaposentadoria será votado em Plenário

Arthur Virgílio sugere adoção de convênio para ampliar assistência médica às crianças indígenas

Projeto propondo Sistema Nacional de Cadastro de Crianças Desaparecidas será votado pela CCJ