Arthur Virgílio volta a defender Pólo Industrial de Manaus em relação à fabricação dos componentes da TV digital



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (20), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), voltou a defender o Pólo Industrial de Manaus (antiga Zona Franca de Manaus) quanto à fabricação dos componentes da TV digital. O senador comentou a Medida Provisória 352/07, que dispõe sobre os incentivos às indústrias de equipamentos para TV Digital e de componentes eletrônicos semicondutores.

Da tribuna, Arthur Virgílio explicou que a MP (que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC) cria incentivos fiscais para a produção, em qualquer parte do Brasil, dos chamados displays (mostradores de informações de aparelhos de vídeo, TV e monitores). O senador disse não ser contrário à fabricação dos displays em outros estados brasileiros, mas defendeu que os displays destinados a aparelhos de lazer e entretenimento recebam incentivos apenas no Pólo Industrial de Manaus.

Arthur Virgílio afirmou que a Lei de Informática já prevê tal distinção, e acrescentou que deputados do PSDB apresentaram emendas à MP na Câmara para garantir os referidos incentivos.

- Quando os displays forem produzidos para essa finalidade, a do entretenimento, que só possam ser produzidos com incentivos fiscais federais no Pólo Industrial de Manaus. Se não for assim, o segmento de vídeo de Manaus acaba imediatamente e o de eletrônica de consumo virá a reboque - disse.

O senador explicou que a MP prevê incentivos apenas para o Pólo Industrial quanto à fabricação de componentes de vídeo com a tecnologia CRT (cathode ray tube), mas não restringe os incentivos para as tecnologias mais novas (plasma, LCD, e outros).

- Ou seja, foram [o senador se refere à MP] omissos em relação à tecnologia nova, trazendo perigo para minha região, e foram muito claros ao dizerem que nós temos direito à tecnologia obsoleta. Protegem o obsoleto e deixam uma interrogação em relação à tecnologia nova, à tecnologia avançada - afirmou.



20/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio volta a denunciar manobra contra o Pólo Industrial de Manaus

Arthur Virgílio defende fabricação da TV digital somente em Manaus

Arthur Virgílio denuncia tentativa de retirar fabricação de TV digital de Manaus

Arthur Virgílio comemora faturamento do Pólo Industrial de Manaus

Arthur Virgílio comemora faturamento do Pólo Industrial de Manaus

Arthur Virgílio diz que José Serra vai ampliar Polo Industrial de Manaus