Arthur Virgílio volta a denunciar manobra contra o Pólo Industrial de Manaus



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) voltou a denunciar da tribuna, nesta terça-feira (8), a existência de pressões para que o governo inclua na Lei de Informática, para a concessão de incentivos fiscais, a produção de aparelhos conversores, os quais, acoplados aos atuais aparelhos de TV analógicos do país, vão permitir que o televisor receba sinais digitais. Com a mudança, o conversor seria produzido, com incentivos, em qualquer estado, afetando profundamente a indústria de áudio e vídeo de Manaus.

Virgílio sustentou que o conversor faz parte dos aparelhos de TV e, portanto, só pode ser produzido com incentivo fiscal no Pólo Industrial de Manaus. Ele contestou o empresário Luciano Lamoglia, da empresa Phihong do Brasil, de Santa Rita do Sapucaí (MG), o qual, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, defendeu a inclusão dos conversores na Lei de Informática, com o argumento de que isso não iria eliminar a produção do aparelho em Manaus.

- A mudança extinguirá a produção em Manaus.Se estendido o benefício fiscal para outras partes do país, a indústria de Manaus, pela distância dos grandes centros consumidores, perderá sua capacidade de competição - argumentou o senador pelo Amazonas.

Ele prometeu lutar contra qualquer tentativa de mudança da Lei de Informática e ameaçou denunciar a manobra à imprensa internacional, lembrando que a indústria de componentes eletrônicos, como existe hoje, não polui a Amazônia.

Copaíba

No mesmo discurso, Arthur Virgílio cumprimentou a farmacêutica Mônica Freiman de Souza Ramos, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que comprovou, em pesquisa de doutorado pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, que o óleo de copaíba é um antiinflamatório potente. A copaíba é uma árvore comum nas regiões Norte e Centro-Oeste. O senador pediu que o Senado estenda os cumprimentos ao professor Oswaldo de Freitas, orientador da farmacêutica em sua pesquisa.



08/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio adverte que pode denunciar à imprensa internacional suposta manobra contra Manaus

Arthur Virgílio volta a defender Pólo Industrial de Manaus em relação à fabricação dos componentes da TV digital

Arthur Virgílio protesta contra suposta MP que "aniquilaria" Pólo Industrial de Manaus

Arthur Virgílio comemora faturamento do Pólo Industrial de Manaus

Arthur Virgílio comemora faturamento do Pólo Industrial de Manaus

Arthur Virgílio diz que José Serra vai ampliar Polo Industrial de Manaus