Arthur Zanetti reforça meta de trabalho em equipe para 2014
Depois de conquistar o título olímpico das argolas nos Jogos de Londres-2012 e o título mundial do mesmo aparelho na Antuérpia, em 2013, o ginasta Arthur Zanetti terá, em 2014, um ano mais voltado para o trabalho de conjunto. O Brasil nunca classificou uma equipe masculina para os Jogos Olímpicos, ao contrário das mulheres, que tiveram equipes competindo nas edições de Atenas-2004 e Pequim-2008. Os homens, até agora, só conquistaram vagas individuais para os Jogos, caso do próprio Zanetti.
“Agora em março (entre os dias 7 e 18) teremos os Jogos Sul-Americanos, em Santiago do Chile. Será uma competição importante e a gente quer o título por equipes”, adianta Zanetti, que estava no grupo que foi campeão na edição de Medellín, em 2010. Na Colômbia, Zanetti faturou o ouro nas argolas, no salto e no solo e, além dele, Francisco Barreto Júnior, Diego Hypólito, Mosiah Rodrigues, Victor Rosa e Sérgio Sasaki Júnior integraram aquela equipe.
Trabalhar para fortalecer a equipe de ginástica masculina do Brasil é um dos objetivos traçados visando aos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Assim, com relação à atividade individual de Arthur Zanetti, focada principalmente para as argolas, 2014 não deverá ter muitas novidades, como mudanças na série ou em outros movimentos. “Ainda estamos no início do ano. Talvez dentro do planejamento tenha alguma coisa nova, mas ainda vamos decidir”, conta o ginasta, referindo-se também ao técnico Marcos Goto.
Além dos Jogos Sul-Americanos, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) tem no calendário de 2014 mais um Mundial, que este ano está previsto para ser disputado em Nanning, na China, em data ainda a ser confirmada. Na ginástica, o Mundial é disputado todas as temporadas, exceto em anos de Jogos Olímpicos.
“O Mundial deste ano ainda não vale a classificação olímpica, que fica para o Mundial de 2015. Mas, em 2014, estarei aperfeiçoando ao máximo os outros aparelhos em que vou competir — solo e salto, além das argolas — sempre pensando na soma de pontos para a equipe”, ressalta Arthur Zanetti.
Fonte:
Brasil 2016
14/01/2014 14:24
Artigos Relacionados
Arthur Zanetti fecha temporada com ouro no Japão
Arthur Zanetti conquista ouro no mundial de ginástica
Ginasta Arthur Zanetti quer fechar 2013 com pódio
Arthur Zanetti e Jade Barbosa garantem mais dois ouros
Equipe de tiro esportivo se organiza para 2014
Defesa Civil reforça equipe do Centro de Gerenciamento de Desastres