Artistas temem que mudança afugente patrocinadores
Artistas temem que o Procultura afugente patrocinadores se não for mantido o abatimento fiscal de 100% do patrocínio, obrigando empresas a custear parte do patrocínio com dinheiro próprio. O projeto original da lei previa abatimentos de 40%, 60% ou 80%, mas isso já vem sendo rejeitado pelo relator do texto na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, deputado Pedro Eugênio (PT-PE).
Gabi Gonçalves, produtora executiva do Circo Roda, admite ter medo da fuga de patrocinadores, mas torce para que o Procultura seja aprovado logo.
- Nos seus seis anos de existência, o Circo Roda só pôde existir graças à Lei Rouanet. Mas estamos começando a ganhar sustentabilidade financeira e até nos apresentamos 20 dias no Chile, por conta própria - afirma Gabi.
Este ano, crianças e adultos de 16 cidades em vários estados assistiram ao espetáculo DNA - somos todos iguais, do Circo Roda, por meio da Lei Rouanet.
Um dos problemas que Gabi aponta na lei atual, apesar de garantir nunca ter passado por isso, é o patrocinador querer interferir no projeto artístico para alcançar mais visibilidade.
Arte estrangeira
A produtora do Circo Roda afirma que os critérios publicitários dos patrocinadores incluem investir em produções estrangeiras, em detrimento dos artistas nacionais. Ela cita o Cirque du Soleil, que em 2006 obteve R$ 9,4 bilhões pela Lei Rouanet e cobrou ingressos de até R$ 370. O secretário de Fomento do ministério responde:
- Graças à lei, o brasileiro pôde ver exposições de museus estrangeiros e o maestro indiano Zubin Mehta se apresentou na Sala São Paulo. Sobre o preço do ingresso, exigem-se contrapartidas sociais. O Rock in Rio, por exemplo, reservou ingressos para comunidades, ofereceu estágios com técnicos de fora e deu cursos de luthier.
Gisela Cardoso é uma produtora que trouxe arte estrangeira: a mostra Clint Eastwood, clássico e implacável exibe de graça 43 filmes do ator americano em São Paulo (até dia 30) e em Brasília (até 8 de janeiro). Mas ela também reclama.
- Antes do patrocínio, bancamos idealização, planejamento, contatos internacionais.
Márcio Maturana / Jornal do Senado
20/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Embratur vai propor à Fifa orientação a patrocinadores
Guri busca patrocinadores para novos projetos
Bauer critica tentativa de permitir saída de patrocinadores de fundos de pensão
Patrícia Saboya quer atrair patrocinadores privados para as políticas de juventude
Projeto cria Secretaria Nacional do Teatro e permite deduções do IR para patrocinadores do setor
Rigotto diz que temem seu avanço