AS ATRIBUIÇÕES PRIVATIVAS DO SENADO FEDERAL



O Senado Federal tem atribuições que são privativas da instituição e determinantes para os destinos do país. Essas responsabilidades exclusivas fazem com que o Senado interfira na composição e na atuação dos poderes Executivo e Judiciário.

Uma das competências privativas do Senado é o direito de processar e julgar o presidente da República e outras altas autoridades nos crimes de responsabilidade. Para isso, a Casa assume a função de órgão judiciário e é presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal. Mas, para instalar processo contra o presidente, o vice-presidente ou contra ministros de estado, é necessária autorização da Câmara dos Deputados. Já para processar os ministros do Supremo Tribunal Federal, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União por crime de responsabilidade não há necessidade de autorização.

Outra competência privativa do Senado é aprovar ou rejeitar a escolha de magistrados, do procurador-geral da República, de chefes de missão diplomática e do presidente e diretores do Banco Central. Cabe ainda à Câmara Alta apreciar as indicações para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e para o cargo de Defensor Público da União. Todas as autoridades que precisam da autorização do Senado são sabatinadas por comissão competente. A comissão vota a indicação e emite parecer que, depois, é apreciado pelo Plenário da Casa. A sabatina e a votação dos candidatos a chefes de missão diplomática são feitas em reuniões secretas.

Além de aprovar nomes indicados pelo presidente da República, o Senado também tem a responsabilidade de eleger dois membros do Conselho da República. Esse conselho é um órgão superior de consulta do presidente da República, que opina sobre questões importantes para a estabilidade das instituições democráticas.

Autorizar empréstimos à União, estados, Distrito Federal e municípios e fixar o limite do montante de sua dívida é mais uma competência exclusiva do Senado. Essa responsabilidade decorre do fato de a Câmara Alta ser composta pelos representantes da federação.

Outra atribuição privativa da Casa é a de suspender a execução de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Quando a Câmara Alta usa de suas prerrogativas exclusivas, expressa também os interesses dos estados e garante o equilíbrio da federação, já que, na instituição, tanto os estados maiores, quanto os menores, estão igualmente representados por três senadores.



10/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conheça as atribuições do Senado Federal

CONSTITUIÇÃO DE 1988 AUMENTOU AS COMPETÊNCIAS PRIVATIVAS DO SENADO

Constituição de 1988 amplia as atribuições do Senado

Revisão de atribuições de jornalistas em pauta no Senado

Senado quer ampliar atribuições dos Conselhos Tutelares

Regimento Interno define atribuições da Mesa do Senado