Assembléia presta homenagem aos 250 anos da Câmara de Rio Grande




A Assembléia Legislativa, por solicitação do deputado Adilson Troca, realizou na tarde desta terça-feira, sessão solene em homenagem aos 250 anos da Câmara Municipal de Rio Grande.

Emocionado, o deputado rio-grandino lembrou que, em 1988, foi eleito vereador em sua terra natal, exatamente na Casa do Povo mais antiga do Rio Grande do Sul. "Na Câmara Municipal de Rio Grande aprendi a legislar e a exercer a representação democrática da população".

A sessão foi aberta pelo presidente da Assembléia, deputado Sérgio Zambiasi, que afirmou estar orgulhoso em prestar homenagem ao legislativo mais antigo do Estado.

Em seu pronunciamento, Troca destacou que nestes 250 anos a representação do povo rio-grandino foi testemunha de tantos sistemas eleitorais, vários tipos de organização, revoluções e lutas, constituições e leis, império e república, voto censitário e voto universal, normalidade democrática e intervenções autoritárias. Recebeu a contribuição de raças, etnias e origens nacionais diversificadas, em razão da vocação oceânica da cidade. Viu adensar-se a área urbana, industrializar-se o município, tornar-se o grande porto do Estado. Conviveu com mudanças tecnológicas rápidas, momentos de fartura ou de crise, evolução dos costumes e surgimento de novas tensões sociais. A tudo sobreviveu, a todos compreendeu. Deu respostas em cada tempo e tomou iniciativas de progresso e justiça. Chega ao portal do terceiro milênio com responsabilidade, atenta às novas demandas e ciosa da representação, esta agora irrigada pela crescente participação popular que marca a nova democracia brasileira e universal. Tem correspondido à altura aos desafios de ética na vida pública e de responsabilidade na gestão fiscal dos recursos da população.

Troca saudou as sucessivas gerações de vereadores, citando nominalmente os presidentes da Câmara nos últimos anos e os atuais vereadores. Ao encerrar, o deputado disse que não é apenas a população do município de Rio Grande, mas toda a cidadania gaúcha que, nesta oportunidade, celebra 250 anos de experiência parlamentar e legislativa com as evoluções e mudanças que se somaram ao longo do tempo para solidificar e aperfeiçoar a representação no caminho da democracia.

A solenidade contou com a presença altas autoridades das três armas militares,de inúmeros vereadores do município, além de lideranças locais, e do representante do prefeito, Janir Branco.

Dia da Marinha

Troca saudou, na pessoa do vice-almirante Izidério de Almeida Mendes, comandante do 5º Distrito Naval, a Marinha Brasileira pelo transcurso do Dia do Marinheiro no próximo dia 13 de dezembro. Disse que a data celebra a mais antiga das armas brasileiras, a primeira forma de organização militar do país e que tem sido testemunha da consolidação da Independência, dos momentos mais fortes e épicos da vida nacional e de toda a evolução do Brasil.

O vice-almirante recebeu das mãos do presidente Zambiasi a Medalha do Mérito Farroupilha e do deputado Troca o diploma em reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade gaúcha.



12/11/2001


Artigos Relacionados


Appio presta homenagem ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul

Assembléia presta homenagem a deficientes físicos

Assembléia presta dupla homenagem a Nico Fagundes

Wilson Santiago presta homenagem a Campina Grande

GRANDE EXPEDIENTE/Legislativo presta homenagem aos criadores de cavalos crioulos

Rádio Senado presta homenagem a Dom Hélder Câmara