Assentados no Piauí terão curso de Geografia e Agronomia
Os assentados da reforma agrária no estado do Piauí terão mais dois novos cursos em nível superior. Oferecido pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), o convênio oferecerá 50 vagas, que serão preenchidas por meio de processo de seleção específico para o público da reforma agrária já no primeiro semestre de 2014.
Um dos cursos é de graduação em Geografia, que será realizado em convênio com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com o Movimento Sem Terra (MST), em São João do Piauí. O outro é de Agronomia, cujo projeto está em fase elaboração.
O investimento do Pronera, ao final dos quatro anos de curso, será de até R$ 1,2 milhão. Os cursos também vão atender a demanda de comunidades quilombolas, acampados que esperam por criação de assentamentos, e assentados em projetos do Crédito Fundiário.
Outros cursos
Também está previsto o curso de Alfabetização e Escolarização para 720 crianças, jovens e adultos oriundos de assentamentos e comunidades quilombolas em todo o estado, e o curso de Residência Agrária (especialização, pós graduação lato sensu) de carga horária mínima de 360 horas.
Pronera
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados e atua como instrumento de democratização do conhecimento no campo. O programa apoia projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.
Fonte:
Incra
17/09/2013 12:43
Artigos Relacionados
Serys comemora formatura em Agronomia de assentados da reforma agrária
Inscrições para curso de Agronomia abrem segunda (24) no RS
Assentados do Piauí formam brigada contra incêndios florestais
Assentados participam de curso sobre uso de insumos naturais
Fiocruz abrirá curso de especialização para assentados
Primeiro curso de especialização a assentados começa em outubro, no MS