Assinatura Eletrônica para projetos de iniciativa popular é aprovada em comissão
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou parecer favorável ao projeto de autoria da ex-senadora Serys Slhessarenko, que abre a possibilidade de inclusão de assinaturas eletrônicas nos projetos de lei de iniciativa popular encaminhados à Câmara dos Deputados. Essas iniciativas devem contar com as assinaturas de, no mínimo, 1% dos eleitores brasileiros, distribuídos por pelo menos cinco estados, com não menos do que 0,3% dos eleitores de cada um deles.
O projeto (PLS 129/2010) ainda será examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em decisão terminativa.
Em seu voto favorável ao projeto, o relator da matéria, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), recorda que já existem os instrumentos tecnológicos capazes de garantir a autenticidade das assinaturas eletrônicas. Por meio da inovação, sustenta ainda o relator, poderá se tornar mais frequente a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular.
- Podemos afirmar que a iniciativa popular passaria de uma situação de quase inviabilidade, demonstrada pela quantidade mínima de projetos com essa origem já apresentados, para a viabilidade completa. O resultado previsível será um incremento considerável na participação popular, a educação cívica dos eleitores e a consolidação da legitimidade das instituições democráticas – observou Raupp.
13/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Iniciativa popular poderá ser apoiada com assinatura eletrônica
CCT pode aprovar assinatura eletrônica em projeto de iniciativa popular
Projeto de iniciativa popular poderá ser apresentado com assinatura eletrônica
Assinatura eletrônica poderá valer como apoio a projeto de iniciativa popular
Aprovada na CCJ proposta que facilita apresentação de projeto de iniciativa popular
Proposta facilita apresentação de projetos de iniciativa popular