Ataídes Oliveira cobra fiscalização do Sistema S



Em pronunciamento nesta terça-feira (4), o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) voltou a criticar a falta de controle sobre as contas das entidades do Sistema S e o pouco interesse dos parlamentares em investigar a situação de "malversação do dinheiro público" apontada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Em sua avaliação, as irregularidades no Sistema S deveriam ser reveladas em uma comissão parlamentar de inquérito (CPI):

– Infelizmente, em detrimento do povo brasileiro, não tive o apoio desta Casa. Diante desse poderio político econômico do Sistema S, não tive apoio do Senado Federal, da imprensa, dos ministérios competentes e da Receita Federal – lamentou.

De acordo com ele, "nenhum parlamentar deste Congresso Nacional, ao longo dos 70 anos de existência do Sistema, nunca teve audácia sequer de bulir nesta verdadeira caixa de marimbondos".

Ele prestou contas sobre vários requerimentos que apresentou pedindo informações sobre arrecadação das confederações, remuneração de seus dirigentes e depósitos bancários das contribuições sociais das entidades do sistema. Segundo Ataídes, todos os requerimentos foram rejeitados ou estão parados. O senador também requereu ao TCU auditoria nas confederações, cujo orçamento – conforme dados da Controladoria-Geral da União (CGU) apresentados por ele – chega a R$ 20 bilhões.

– O Sistema S não é desses poderosos gestores que estão há mais de 30 anos no cargo. O Sistema S é do povo brasileiro. É o povo brasileiro quem paga.

Ataídes Oliveira ainda advertiu os ministros de Estado, que, em seu ponto de vista, estão sendo omissos quanto à administração dos recursos do Sistema S em suas áreas de competência. Ele pediu à Casa andamento aos projetos de lei que apresentou, com vista a aprimorar o Sistema S e impor fiscalização a essas confederações, além de obrigar suas entidades a dar cursos gratuitos a mulheres vítimas de violência doméstica.



04/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ataídes de Oliveira quer maior fiscalização sobre Sistema S

Ataídes de Oliveira cobra transparência no Sistema S

Ataídes Oliveira cobra transparência e mais ação do Sistema S em favor da população

Ataídes Oliveira cobra transparência no uso de recursos da CNI

Ataídes Oliveira denuncia irregularidades no Sistema S

Ataídes Oliveira volta a questionar Sistema S