Ataques são conseqüência da crise de autoridade do Estado, diz Alvaro



Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), as rebeliões e a onda de violência que os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná sofrem desde a última sexta-feira (12) são conseqüência da crise de autoridade do Estado brasileiro. O parlamentar acredita que os "gestos de fraqueza da autoridade" e a sensação de impunidade que se observam no Brasil criam cenários favoráveis à insubordinação e são estímulos para os ataques.

- Faltam medidas administrativas. É a política do "deixa como está para ver como é que fica", empurrando sempre para frente - avaliou.

Alvaro Dias afirmou em entrevista à Agência Senado ser contra a atuação do Exército nos estados, mas disse considerar que a situação só começará a mudar quando houver conexão entre as unidades federativas - coordenadas pela União -, com ações conjugadas para maximizar os recursos existentes e inteirar esforços.

- Defendo um mutirão a favor da segurança pública, a integração de estados e municípios com a liderança da União, pois a ação de coordenação precisa partir dela. Além disso, devem se unir os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), todas as polícias e o Ministério Público - avaliou.

Alvaro destacou que é preciso estabelecer, com impacto, a recuperação da imagem da autoridade brasileira e reforçar o aporte de recursos para a segurança pública no Orçamento da União. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o governo federal reduziu drasticamente os valores gastos em segurança pública no ano passado. Dados oficiais da execução do Orçamento da União indicam que os repasses aos estados, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública, sofreram queda de 28% entre 2004 e 2005.

15/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias defende restabelecimento da autoridade do Estado na segurança

Valadares: aumento da violência é conseqüência de um Estado fraco

Lúcia Vânia vê crise de autoridade no governo

Alvaro Dias condena ataques do PT a governos anteriores

Arthur Virgílio alerta para que não se instale crise de autoridade no país

Alvaro Dias: imagem do Brasil está comprometida pela falta de autoridade do governo